Saturday, August 14, 2010

Medula também se doa!

ilustração Sandra Ronca

Oi, gente! Bom dia!!! 

Antes de mais nada: Hoje ainda está rolando em Niterói/ RJ o cadastro de doadores de medula óssea, divulgado por essa campanha fantástica aí em cima. 

Para saber mais sobre a campanha "Medula para Oliver": 




Descobri sobre a campanha no Blog da Sandra Ronca,que é uma pessoa e uma ilustradora maravilhosa - autora dessa intervenção linda sobre a imagem oficial da campanha. E tb num blog que ela me indicou (e eu amei. Recomendo) chamado "Perguntas em Resposta".

Você mora em Niterói ou próximo? Ainda da tempo. Se você mora longe, mas conhece quem more perto, também ainda dá tempo de mandar um e-mail, sms, sinal de fumaça...

Mas, é claro, a campanha pelo cadastro de doadores de medula continua! Não há data para acabar. É importante e precisa de apoio. 

Doar só nos faz bem e digo com conhecimento de causa. Desde os meus 18 anos dôo sangue, mesmo sem "endereço certo". No Brasil doava a cada 3 meses. Aqui me tornei doadora de órgãos (fiquei feliz da vida ao preencher o formulário que me mandaram assim que cheguei para o cadastro de doador - ou não) e ando com minha carteirinha na bolsa junto com minha identidade.

Onde doar? Os endereços, por estado,estão no Site do INCA 
Como doar? o passo a passo para se tornar doador também está no site do INCA

Vale a pena ler e divulgar o blog DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA PARA OLIVER KLIGERMANcom links, informações, datas... 

Fui atrás de como me cadastrar aqui na Holanda. Cheguei ao site Donor Voorlichting. Há muita informação a respeito da doação de medula óssea/células tronco (sim, juntos), está bem explicado. Aqui na Holanda podemos nos cadastrar como doadores no banco de sangue mais próximo. Mas, a doação em si só em 2 hospitais, pelo o que eu entendi. 

Não sabe onde ir na Holanda? No site do Sanquin há todas as informações sobre doação de sangue e registro de doadores além de busca de endereços por cidade, CEP....  O registro é feito por formulário online.

Quando viemos morar na Holanda (acredito que todos os nieuwkomers fizeram o mesmo), em meio à papelada, preenchemos o formulário do banco de doadores: Donorregister (mantido pelo governo) sobre ser ou não doador e, se sim, qual opção e depois recebemos a carteirinha, preenchemos na verdade uma declaração de doação de órgãos em caso de óbito, mas não inclui aí as doações em vida. Não fez isso ainda? Clique no link acima e faça. As opções para quem é doador são interessantes: sua família decide por você o que e quando doar, você determina alguém para decidir, é doador imediato... E também, caso você não queira ser (pena) isso vem especificado na sua carteirinha. 

É isso! Doem! Divulguem a campanha! Participem! Não dói (ou não muito ahahaha) e só faz bem.

Beijoooo e um ótimo dia!

p.s: Eu sei que muita gente que lê e participa aqui do blog não mora nem na Holanda nem no Brasil, mas não consegui achar um site com endereços pelo mundo. Pelo visto, varia tanto de país para país que a melhor forma é buscar localmente ;-)


6 comments:

Unknown said...

Super legal a dica Fefa!
Vou proucurar saber como se faz doação aqui na Irlanda...
beijos

Sandra Ronca said...

Beijo grande Fefa! Como disse a Tati, somos Um!
Quando aparecer no Rio quero te dar um Abraço! Tõ doando aceita? ;P

Fefa said...

Ká e Sandra

Ká, que legal!!!! Fiquei feliz ;-)

Sandra, somos! Claaarrrooooo!!!! E como! Sempre bem vindo! Você ainda é minha vizinha de "mato"? Da próxima vez vamos dar um jeito!!

Beijocas, meninas.

Dani dutch said...

Fefa, vou colocar um link no meu blog, sobre o seu post, e assim ajudo na divulgação, que eu também não sabia. bjuss e otimo domingo

Analice said...

é um lindo trabalho, aacredito de todos que se esforçam pelo bem... parabens

Fefa said...

Dani e Analice

Dani, obrigada por postar o link e assim ajudar a divulgar a campanha! ;-D Beijinhos e uma ótima semana

Analice, é verdade! Me pegou em cheio quando descobri a campanha. Bj!