Friday, August 20, 2010

Mágico pra mim é...


Há uns muitos dias fui convidada pela Line, do "Meias Palavras" para participar dessa BC. Estou meio atrasada, já vi que a maioria dos indicados que temos em comum já postou sobre o que é mágico para eles, mas, antes tarde do que nunca. :-P O tema é desses que você acha que é "óbvio", que vai responder fácil fácil, mas que ao escrever você começa a pensar, pensar... Avaliar se "isso" é mágico o suficiente para entrar na lista do que "é mágico para mim". Você (=eu) acaba complicando demais. E é como o que acaba acontecendo com o resto das coisas mágicas da vida (cuja mágica é justamente ser simples, mais simples do que a gente pensa e do que a gente vive no dia-a-dia). 

Eu realmente não sei se vou ser justa numa lista de poucos tópicos, nem vou pensar demais, tentar fazer alguma coisa que seja "cool", emotiva demais ou engraçadinha demais... Aliás, vou tentar esquecer o que vinha matutando e vou sair escrevendo, ok?! Mas vou tentar me frear se começar a ficar, pra variar, longo demais. E se só tiver 1 tópico, não vou me forçar a escrever além, combinado?! E vocês, que forem participar da brincadeira (postando ou imaginando. Indicados ou não) também!  Ufa, vou começar:

Mágico para mim é...
  • Acordar todo dia, abrir os olhos, espreguiçar muuuiittto, dar um beijo de "acorda!!", abrir a janela e sentir o clima (frio, chuva, sol, nevoeiro, vento...). O mundão de meu deus nos dando bom dia.
  • Abrir a porta do quarto e receber o bom dia mais feliz do mundo, todos os dias, estando eu de mau ou bom humor: o bom dia saltitante e espreguiçante da minha filhota 4 patas. E isso a minha vida toda com meus filhotes/irmaos (muitos) 4 patas desde criança.
  • Tomar aquele copão d'água da bica, numa temperatura de "moringa", sem medo de pegar uma ziquezira qualquer.
  • Um sorriso, um aceno sem necessidade, sem obrigação, só por ser para/de alguém que passa por mim na rua. Uma gentileza. 
  • Telefone, internet, qualquer coisa que deixa as distâncias tão grandes curtinhas. 
  • Ligar todo domingo para o Brasil ( aqui não tem isso de domingo ser mais barato, mas é hábito) mesmo que não tenha muito ou nada para falar e ouvir meus pais e minha irmã como se eles estivessem ao meu lado ou como se morassem na casa ao lado. Falar como se tivéssemos nos visto ontem mas com uma saudade e uma emoção como se nós não nos víssemos há uma década.
  • Voltar para "casa" e ver que está tudo como eu deixei, e sentir os melhores abraços do mundo. Sentir que eles estão e estarão ali quando a saudade apertar, eu precisar, eles precisarem.
  • Saudade. Boa ou ruim, é o sentimento mais sinérgico que existe e tão exclusivo da gente. 
  • Ter amigos de infância que viraram irmãos e mesmo que a gente fique muitos, mas muitos anos, sem os ver, serão ainda os mesmos amigos de sempre. 
  • Fazer novos "amigos de infância" numa terra tão longe e depois de "virar gente grande".
  • Viajar, descobrir novas culturas, novos mundos. 
  • Fazer um caminho diferente do que se faz todo dia e se surpreender. Variar. 
  • Ter tido a chance de conhecer o mundo através de amigos do mundo todo em um mesmo grupo. Quebrar estereótipos
  • descobrir que algumas máximas não são blablablas e sim verdade. Afinal, "a gente colhe o que planta" ;-) 
  • Meter a mão na terra. Ficar toda suja, cansada, doída, ver que onde você mexeu continua uma bagunça, mas ver que valeu a pena quando as sementinhas começam a brotar, as plantas, as flores, os frutos... E ver que está dando certo quando a bagunça é adotada por patinhos, coelhos, passarinhos, borboletas, besourinhos, lagartinhas,... até por crianças dos outros... E saber que se não fosse bom, não teriam vindo e voltado. 
  • É ver que na hora do vamos ver tiramos força de onde não temos, reagimos como nunca imaginamos ser possível reagir.
  • É ouvir o silêncio. Conseguir ouvir o silêncio e aprender a apreciar isso. Conseguir meditar, seja como for. 
  • É ter fé na vida e em nós mesmos, através de religião ou não.
  • É aprender a aprender. É aprender com os erros. Aprender a se desculpar e a desculpar o outro. Aprender a seguir em frente.
  • Descobrir que merda aduba e faz parte da vida. Mas que errar não significa ser uma pessoa ruim, que tropeços acontecem e que vale a pena continuar pq vai dar certo no final. 
  • Descobrir que eu acredito mais do que imaginava.
  • Ouvir que eu sou de gêmeos com ascendente em sagitário (a 29o e 58 minutos, quase capricórnio) que não tenho anjo no meu dia, nem na minha hora e que "isso explica tudo"(seja lá o que tudo for) e que por isso a pessoa, que comentou isso, aprendeu a me apreciar e a me entender. hahaha e Descobrir que, acreditem ou não, faz mais sentido do que eu imaginava. 
  • Sentar para conversar do nada com alguém. Dar atenção e receber um olhar de gratidão, um sorriso (mesmo que interno). 
  • Dividir, trocar.
  • Ter tido a honra de ter 3 avós,e ainda ter uma "logo ali", em Niterói. De ter aprendido tanto com elas, inclusive de como a saudade dói. 
  • Ter os pais que eu tenho, a irmã que eu tenho e a família que eu tenho. 
  • Foi o dia em que eu sentei com meu pai do nada, cedinho, no costão de itacoatiara, conversando sobre coisas que nunca imaginei conversar com ele e receber de uma onda no nosso pé uma resposta que vai ser só nossa e para sempre.
  • ter segredos e pessoas com quem dividi-los. 
  • Acordar cedinho, sentar do lado de fora e ver o dia chegar. Sentar em algum lugar para ver o pôr-do-sol. E, pq não, aplaudi-lo. 
  • assumir as escolhas e as consequências destas e descobrir que isso é viver.
  • São livros. São músicas. 
  • É ler, ouvir, falar, sentir, cheirar, provar.
  • E... Descobrir que "Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia". 
Ok! Parei! É mágico ver que poderia assinar embaixo e copiar a maioria dos tópicos da lista de é mágicos da Line. hahahahahaha

Bom, eu gostaria de indicar para todos os blogs que eu sigo e para quem me segue. É uma reflexão bem legal. Masssss, já que são 10 blogs e alguns de vocês já responderam: 

  1. Sandra - Sandra Ronca
  2. Tati - Perguntas em Respostas
  3. Mari - Miss Vaidosa 
  4. Dani - de lá para cá
  5. Helena - Home is a state of mind
  6. Tati Muniz - Essa coisa Umbigo
  7. Tati - Vida Bicultural
  8. Karine - Ká entre nós
  9. Taís - Finding Netherlands
  10. Belen - Belen Isla's Art
  11. (10+1) Analice - Sob o céu de (Analice)
Mas também queria indicar para umas pessoas mesmo sem ter blog (mas que leem o bloguinho). Vocês podem postar como comentários, vocês podem só parar para refletir e guardar o que é mágico para vocês só para vocês...
  • Tt
  • Rozanne
  • Bia
  • Vivi
A foto!
 Um momento desses bem simples da vida que são mágicos e que nós deveríamos aproveitar mais. Como tentar viver a vida...  A saudade da minha família... O Brasil, a alegria, o quintal lá de casa... 

Beijoooo!

18 comments:

Tati said...

Fefa querida,
Amei a magia de sua vida. Compartilho de muitas dessas emoções e paixões.
Vou pensar no que é mágico para mim também, tá? E postarei semana que vem, tudo bem?
É que hoje é dia da Coletiva da Glorinha... Por que não participa também?
Um grande beijo.

Unknown said...

O mais mágico de tudo pra mim, é ser mãe.
Mas as suas mágicas também significam muito pra mim.
Obrigada por me indicar, farei um post especial sobre (depois dos 652446464 que eu já escrevi forem publicados) - sou só eu que deixo posts agendado? - Adooooro seu blog e td dia venho aqui dar uma lida em alguns posts dos meses anteriores, já que te conheci agora...

Muitos beijos meus...

Depois dos 25, mas antes do 40! said...

Cheguei aqui pelo blog da Ka. Porque tudo o que fala sobre Holanda me interessa. Meu padrasto é da Holanda e mamis está indo morar ai. Como sou filha única... estou tentando aprender a não odiar tanto esse país que está roubando minha mãe! Super infantil, rs. Mas vamos seguindo em frente, porque, como disse no seu post, vamos curtir a mágica do momento!

Beijos

Anonymous said...

-mágico é ter uns poucos e muito bons amigos e saber que posso confiar neles até debaixo d´água. é construir relações dia após dia em que eu alimento e sou alimentada. é ganhar um irmão/amigo da forma mais esquisita do mundo, pela fibra ótica e, sabê-lo meu grande amigo, meu companheiro. é não saber notícias da fefa por anos e reencontrá-la no meio de um bloco de carnaval e ganhar o mesmo beijo e o mesmo abraço de sempre. é saber que se der tudo erado (e às vezes dá)alguém ouvirá meus mudos gritos.
-mágico é o cen, que me salvou e só quem é meu amigo de verdade conseguirá compreender a salvação.
-mágico é ter livros em casa e saber que estão ali, esperando desvelamento. que basta percorrer aquelas páginas para que tudo mude. eu, o outro, o mundo...
-mágico é ter alunos e poder relembrar os meus melhores professores nos melhores e piores momentos dos meus alunos.
-mágico é recomeçar. em qq hora, tempo ou momento. saber que dá pra reinventar-se.
-mágico é andar cinco centímetros acima do chão em plena avenida rio branco, cruzar a praça XV com cara de quem tem um segredo, com um sorriso rasgando o rosto de tão apaixonada...
- mágico é brigadeiro de colher na tpm, banho de chuva no quintal e trabalhar com livros para crianças.
bjs vivi

Belen Art said...

Sweet Fefa,
I almost cry with your post because it so beautiful and because I feel a connection with many of the things that you talk about.
Any way, I promise to answer your post as soon as possible (maybe in a couple of weeks ) : (

Cheers or should I say beijos?

PS. I am learning so many new word in Portuguese with your blog.

Unknown said...

Fefaaaaaaaaaaaaaaa, que lindo, que mágico teu post!!!

Pra mim a magia tá nas coisas simples, nas coisas que vem de dentro, na espontaneidade. E isto tu consegue passar com excelência em tudo o que tu escreve!!!

Vou pensar melhor no que é mágico pra mim e volto aqui.

Bjos

Analice said...

legal isso né... saber exatamento o que nos âncorar, nos faz feliz, nos traz bons sentimentos, quais situações nos levam para frente, ... eu tb amo minha família, minhas plantas, meus colegas, ...

S. W said...

Fefa, mágico foi ter encontrado o seu blog, pra ter esse tipo de leitura gostosa, porque dá gosto ler o que você escreveu, com toda a simplicidade, mas com tanta sabedoria. Mágico vai ser poder te encontrar pessoalmente, porque já é considerada uma amiga queria. Você é uma pessoa mágica Fefa, que Deus te abençoe muito.

beijos

Line said...

Fefa!

Tudo lindo! Sabia que você ia "arrebentar a boca do balão", como diria meu pai, rs.
Tudo que você postou é muito bonito, mas mais bonito ainda é a consciência de saber a importância de tudo isso. Deu pra entender?rs
Sempre sempre sempre bom ter pessoas como você por perto...

Grande beijo, vizinha!

Fefa said...

ô, meninas! Nem sei como agradecer aos comentários tão lindos! Obrigada!

Tati P., Ká e ">25<40" (desculpe, mas, qual seu nome?!)

........
Tati P., obrigada! Claro! Com calma, sem pressa ;-) Eu não conhecia a "Glorinha", mas, depois que vc postou, já a achei e adorei o blog dela. Beijinhos
.......

Ká, imagino! Não vejo a hora de descobrir essa magia tb ;-) hahahaha Não, eu tenho um milhao de posts e ideias agendados, acumulados no rascunho e num bloquinho e nunca termino. Ah, obrigada!! Tb adoro o seu. O seu jeito de escrever é delicioso, contagiante! Beijocas

...........

>25<40, Bem vinda!!! :-D hahahah Sua mãe vai ter que passar por toda aquela maratona de provas de holand6es e papelada do IND também?! Boa sorte! Mas, olha, tem muita coisa legal por aqui, viu?! E eu tenho certezaque você vai adorar passar umas férias por aqui. Morar longe as vezes dói, mas a gente aprende a conviver com a dor e tirar o melhor da experiência. É um país totalmente diferente do nosso Brasil, muita gente demora a se adaptar, mas quem esta aberto para essas diferenças e para a mudança, acaba encantado. Onde ela vai morar, vc sabe?

Beijos!

Fefa said...

Vivi, Belen e Rô

..........

Vivi, que delícia te ler por aqui!!!! nossa! Fiquei tão feliz com seu comentário! Me emocionei com algumas das respostas que poderiam e deveriam estar na minha lista tb. O nosso CEN, o nosso reencontro, a mágica da literatura infantil, os amigos de sempre e pra sempre, os livros nos abraçando, o banho de chuva como desse seu tio-professor na foto, brigadeiro de colher (num domingo de chuva preguiçoso),..., Que saudade de vc!!! Desvia a viagem em outubro!!!!!! Beijo beijo beijooooo
............

Belen, ohhm! thanks!!!! Take your time! Do it when you have time, when you wanna do it. "Don't rush to post". :-D Are you learning Portuguese words here? hahaha That's soooo cool to know!! Whatever you want or both: cheers, beijos...

Cheers and beijos!
..........

Rôôôôôôôôôôô, obrigada!!!!!! É verdade! e as coisas mais simples são as mais poderosas (e as mais dificeis de se ver como mágicas, ne?!). Eu demorei muito a percebê-las e ainda preciso e muito aprimorar isso. Aprendizado para a vida toda. Uau! Obrigada! nossa... Cade a smiley de vergonha?! Pense com calma e depois me conta! fiquei curiosa.

Beijocas!!!!

Fefa said...

Analice, Simone e Line

Analice, não quer participar???? Vou te acrescentar à lista, posso?! 10+1!!! :-D Sim, é muito legal! É um exercício bem interessante. Bj!

..............

Simone, obrigada! Muito. Vcê foi minha primeira amiga-blogueira-seguidora hahahaha Desde os primeiros posts. Pq no início só que sabia do blog era mesmo as pessoas mais próximas! Eu lembro do seu primeiro comentário e de como eu achei legalter sido "encontrada" ahahaha Isso foi mágico! Ainda mais pq, atrás do post, tinha uma pessoa tão bacana! ;-) Vamos fazer um encontrão bem legal para celebrar sua volta para cá! Vc merece ;-) Quem sabe no pub de cervejas em tilburg depois de um dia de Efteling?? hahahahaha Boa sorte e chegue logo!
...............

Line vizinha escondida! Quer fazer o favor de dar sinal de fumaça e responder ao meu SMS :-P Que bommmmmmmmmm te ler! hahahahahah meu pai sempre fala tb. hahahaha obrigada! Deu pra entender. Nos entendemos, ne?! hahahah :-P Tb posso dizer a mesma coisa sobre ter pessoas como vc por perto e quase do lado ;-) Um beijao.

Tatiana said...

Aii...que liiindo Fefa, sao tantas coisas mágicas, o mais bonito é que você vê a beleza nas coisas simples da vida por isso tanta magia!!!
Super obrigada querida por colocar o meu blog na tua lista!!!!
Beijocas!!

Dani dutch said...

OI Fefa, tudo bem?
Nossa nem me fale em saudades, cada dia que eu ligo em casa minha mãe fala, "dani vc nao vai sentir vontade de voltar para a Holanda"... tudo isso porque meu pai tá reformando a casa ... ai jesuiss..
E voltando ao post, o mágico da vida é saber viver esses momentos simples, pois são os momentos mais felizes da nossa vida. bjuss

Fefa said...

Tati e Dani

Tati, obrigada!!!!! :-D Eu aprendi a valorizar as coisas simples, mas ainda tenho muuuiiitttooo que aprender. Acho que a mudança, deixar tudo para trás e vir pra cá teve um papel importante nesse aprendizado. Aprende a ouvir a vida e viver, ne?! Aproveitando os momentos. De nada :-D

Dani, e eles falam essas coisas sem perceber o efeito que tem na gente, ne?! hahaha la em casa tb volta e meia tem um comentario assim e a saudade aperta. ;-) é verdade! Os mais felizes e as vezes os mais importantes.

Beijocas, meninas!!

Sandra Ronca said...

Fefa, há tanta mágica que a lista fica enorme, né? Vou postar com calma no Blog. Mas fica uma palhinha que tá lá no meu site: "é o brilho nos olhos das crianças nas muitas viagens que proporciona a ilustração" Acrescente aí a fantasia, brincadeira, literatura, gargalhada... e os olhinhos brilhando. :)
Mágico é também saber que, sei lá quando, você entrou em contato comigo; não te vi ainda pessoalmente; você foi pro outro lado do mundo e ainda não largou meu pé! :) Onde piso, uma Fefa aparece. Fefa Fofa. Na ultima vez, vestida de noiva! Sou grata por não me abandonar! Toda essa conexão é mágica também. Uma Grande Mágica! Trouxe também uma Tati Pastorello que tira flores pra dançar. ;) Beijos mágicos.

Anonymous said...

Mágico é estar neste mundão véio sem porteiras e cruzar com pessoas como Vc, Line e Ro!!!
Super beijosssssssssss
:-)))))

Tt

Fefa said...

Sandra e Tt,

Sandra, fica inorme e interminável! Infinita hehehehe Isso é mais que mágico, Sandra: "é o brilho nos olhos das crianças nas muitas viagens que proporciona a ilustração" !!!!!! haahahha É, não larguei mesmo! E não vou largar fácil :-P Eu sei quando! Em 2005, na comunidade de ilustradores no orkut, qdo dei minha carinha a tapa por lá ;-) E vc foi maravilhosa. E eu posso dizer o mesmo e agradecer da mesma forma. Pelo seu apoio e incentivo, por ser um exemplo de força, perseverança... ;-) Mas, do próximo ano não passa! Vamos nos ver. Encontrar a Tati tb foi mágico e graças à fadinha Sandra ;-) Que tira flores para dançar? :-D

Tttttt, que bom te ler! Ah, queridona!!! hehehe É verdade! No meio do brejo, de tamancos, encontar pessoas tão queridas como vcs é mágico! Sem dúvidas!

Beijooooocccaaasss