Wednesday, May 12, 2010

Essa coisa de hobby

Um "Postzão"!

Sabe aquela perguntinha básica "qual o seu hobby"? É... Eu nunca soube responder! fosse em questionários de amiguinhas de escola, formulários, entrevistas para estágio, coisa de RH... Eu sempre via o povo respondendo com interesses (cinema, política, esportes), e eu sempre me via respondendo da mesa forma, com coisas que eu gosto, amo fazer (cultura, ar livre, cachorro). Mas, não é, né?! Isso não é hobby. Eu acho que hobby seria mais "colecionar filmes clássicos, escrever/debater política, jardinagem, carpintaria..." Posso estar errada. Bom, mas  decidi ir atrás do "meu".

Logo que cheguei à Holanda para morar, tive uma entrevista de boas vindas na prefeitura com um assistente social. A idéia dessa entrevista era guiar o "nieuwkomer" (recém-chegado) nos primeiros passos em uma sociedade nova, blablabla. Essa entrevista foi "tão" que eu vou escrever um dia só sobre ela. Bom, no meio da entrevista o tal assistente social me fala que uma das minhas prioridades deveria ser ter... Um Hobby! Ai, o hobby. Já estou há quase 3 anos vivendo de tamancos na sapolândia, fiz meu inburgeringcursus (curso de integração) , passei bem nas provas, me sinto integrada, adaptada... Mas, cadê o hobby?

Não que eu ache tão essencial assim. Sempre achei besteira essa pergunta, talvez pq eu nunca tenha sentido necessidade de ter um hobby pra chamar de meu. Acontece que aqui, como em muitos países com 4 estações bem marcadas, com dias frios e chuvosos que não nos convidam para um banho de chuva, eu comecei a ver que um hobby pode ser útil pra cacete hahahahaha. É f. para uma Geminiana com (G maiusculo) focar seu mundo de interesses em 1 ou outra coisa. Mas resolvi tentar, pq não tem nada pior do que quando o frio e a escuridão chegam e os dias que te convidam para sair passam a ser raros, você ficar procurando o que fazer. Ok, cinema, museu, café... Há muita opção, mas são programas que não são para todos os momentos, especialmente os de preguiça e ócio "nada-criativo".

Todo esse blablabla pra contar pra vocês que resolvi assumir 2 das coisas que mais tenho curtido fazer por aqui (sempre, mas agora mais) como meus "possiveis futuros hobbys": meter a mão na terra e desenhar. Sempre gostei de plantar, de quintal... Mas estou tendo que aprender tudo de novo nessa terra de solo e clima estranho (Cade a primavera?????), tudo é um desafio, uma experiência! Ervinhas, temperos, frutiferas... Plantar pimentas brasileira, aroeira, maracujá, alfavaca, jiló, arruda por aqui. E plantar tb coisas que em terra brasilis era quase impossivel: morango no verao que cresce igual a mato, kiwi, mirtilo... Vamos ver no que vai dar!

Ilustração é uma das minhas grandes paixões e um dos focos que dei a minha profissão. Sempre foi. Mas as minhas ilustraçoes para "serem vistas"são todas com um traço infantil e sem papel (ex: o header aqui do blog). No computador, com software de ilustração vetorial, mouse e caneta ótica. Tenho um mundo de materiais em casa, mas nunca usei nem ousei. Ou quase nunca. Sempre digo que me falta a tecnica para usar tintas, lápis... Nunca fiz aula "clássica". Sempre fui na curiosidade e experimentação. Mas, vou enfrentar esse meu bicho-papão :-P

Fui convidada a participar do grupo de artes do centro cultural e comunitário do bairro! Uma noite por semana se encontram para pintar juntos. Para mim é um passo gigante, ainda mais porque vou ser - de novo- a única "gringa" e a única que não tem experiência com "pincéis". Me deixaram a vontade para eu usar o que quiser, mas eu decidi que quero o mais difícil e que vou me lambuzar de tinta hahahaha  Esses desafios e novidades são capazes de segurar o foco e interesse de uma geminiana. Pelo menos estão sendo por enquanto ahahha Como vai ser estar num grupo de arte e artistas pela primeira vez?! Ui . Me sinto no meio de um coletivo desses que lia nos livros de história da arte hahahahaha Espero que as expectativas não sejam grandes demais. Uma coisa é certa: vai ser maravilhoso como seqüência ao meu "inburgering", para conhecer gente nova nativa da sapolândia e para soltar mais a língua e praticar o holandês

Bom, mas é isso! Um postão só para dividir com vocês essas idéias e também minha ansiedade :-P Aos poucos vou mostrando como está sendo, como está indo... Tanto com a minha rocinha urbana (já comecei há um tempo, entao já tem bastante coisa plantada, outras germinando...), quanto com minha aventura em meio a tintas e pincéis.

E vocês têm um? Já pararam pra pensar nessa coisa de hobby? Ou já se viram numa situação nova em que vocês, além de novatos, serão os únicos "forasteiros"? heheheh

Beijocassssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

p.s: Ah, a empolgação é tanta que ontem resolvi estrear meu "kit-iniciante-emAcrilico-tabajara". A tela ficou um desastre. Mas está so na base hahaha acho que tenho muuuuuiiiitttto trabalho e suor pela frente

4 comments:

Line said...

Fefa! Cáráléo!!!
Que transmissão de pensamento!

Eu fiz um draft de um post sobre hobby, e sobre como os holandeses têm fissura nessa coisa de hobby. Aqui é quase um pecado você não ter um hobby! haha! Alguns se ocupam de tantas atividades ao mesmo tempo, que em vez de hobby passam a ser encaradas como obrigação!

Eu, assim como você(era) e como grande parte dos brasileiros, sou mais uma sem-hobby. Estava falando sobre isso com o P., e sobre como gostaria de achar algo que me interessasse, mas kd que eu acho?!
Equanto isso meu hobby é não ter hobby nenhum!
Vou aproveitar sua deixa e refazer meu post, citando o seu!

Beijo!!!!

Unknown said...

Meninas, também tô procurando um hobby pra chamar de meu hehehe... sou mais uma sem-hobby na Holanda. Fiz lá por 2008 meu currículo em holandês, todo bonitinho, mas a profi disse que faltava uma coisa: um hobby. Cidadão residente na Holanda sem um tal Hobby não é ninguém... preciso de um, umzinho só.

Vai firme Fefa, dois belos hobby's. Vai nos mantendo atualizadas.

Bjos

Fefa said...

Line - ui, que medo! hahahaha É... é a afinidade :-P É verdade! Ai de quem não tem um hobby! Aí eles vão e criam um show para ajudar as familias q tem um pai que tem um hobby! ninguém merece! hahahah Não, eu ainda sou! Eu quero que esses sejam meus possiveis futuros :-P Mas acho que a chance de alguem que foi sem-hobby a vida toda passar ter um "de verdade"(a holandesa) é minima :-P Sobre citar o meu, à vontade ;-)

Rô, somos todas! Eu passei pela mesma situação. :-P Ainda bem que a gente não teve que fazer o tal portfolio de integracao. Vai ver que tem que provar que tem hobby tb! Eu me contentaria com meio hobby! hahahah Obrigada, Rô. Espero (ser que espero mesmo?) que eles, ou um deles, ou meio de 1 deles, vire um.

Beijocas, meninas

Rozanne said...
This comment has been removed by the author.