Tuesday, May 25, 2010

Ahhh! O fim de semana... De Mosel!

Aaaaaaaaaaaaaaahhhh, que delícia de fim de semana! Que região linda! Valeu muito para recarregar as baterias, renovar as energias, relaxar... Gente, eu tenho tannnnttooo para contar do lugar - e quando eu digo que tenho tanto, dá para imaginar que é muito, não?! - é tanta coisa para dividir com vocês, dicas, comentários... Acho que vou precisar de um mês inteiro de posts hahahaha Mas, ainda estou chegando e tenho um mundo de coisa pra colocar em ordem, então esse post é só para dar um oi a vocês, contar por alto como foi... Essas coisas.

Nós fomos para um dos inúmeros vilarejos às margens do Mosel, um dos afluentes do Reno e que faz a fronteira entre a Alemanha e Luxemburgo. Metade da "ponte" sobre o rio é um país, metade o outro. São vilarejos lindinhos, perfeitos para passar férias, com boa comida e um vinho que é um escândalo! Eu não gostava de vinho branco até provar os feitos na região. Aliás, o que não faltam são vinícolas pequenas por todo o canto, com degustação no restaurante da "casa". Voltamos com 4 garrafas de vinho branco, 1 de champanhe, 1 rosé, 1 mostarda com vinho e um vinagre especial, tudo produção local e nada caro. Bom, mas isso, essas dicas, eu deixo para os proximos posts!

O rio é lindo, hiper convidativo (Não, não mergulhamos, mas deu uma vontadeeee...), a natureza idem, os vinhedos por toda a parte... O casario das vilazinhas... Fora que estávamos há 30km da cidade de Luxemburgo e há 20km da cidade de Trier (Alemanha). Claro que fomos às duas. Sábado a Luxemburgo, domingo a Trier. Imperdíveis! Mesmo! E dá fácil para conhecer bastante com calma, devagar, passando 1 dia em cada uma.

São Pedro foi bonzinho e nos deu dias de sol e calor. Domingo chegamos a pegar 35oC ao sol e foi quase quente demais para um tour a pé. Quase! O bom de se viajar no final da primavera e durante o verão pela Europa é a luz. Eu adoro ter luz até 21h, 22h30 (no alto verão). Agora temos luz até 21h, 21h30 e isso faz o dia render. O inverno é lindo, ainda mais para quem está a passeio, mas além do frio que as vezes incomoda a ponto de atrapalhar a viagem, a noite chega no meio da tarde. Isso me dá um desânimo... Bom, mas com os dias longos, pudemos passear por horas e horas e ao voltar ao hotelzinho, aproveitar para descansar, ver as fotos, comentar o dia na varanda do bar, tomando um belo de um vinho, esticando as pernas, conversando com outros hóspedes e com o pessoal do hotel... Assistindo Bayern Munchen e Inter Milan hahahahahah Tadinhos, gente! Deu até uma certa pena. Antes do jogo um ou outro carro com bandeironas naquele meio de lugar algum com lugar nenhum, buzinando, torcendo e depois... "Aquele silêncio".

Voltamos com gostinho de quero mais na boca e morrendo de medo de pegar um daqueles engarrafamentos monstros, tipo "sábado negro" no verão da França, por causa da volta do feriado. Ah, sim, domingo foi pentecostes e, por isso, a segunda-feira foi o "segundo dia de pentecostes" e feriado por aqui. Já comentei isso: quando aqui o feriado é domingo, segunda é o "segundo dia" heheheh Temos segundo dia de páscoa também. Ah, e segundo dia de natal! 26 de dezembro é feriado (apesar de 25 não ser sempre domingo, claro). Demos sorte e pegamos a estrada vazia, com movimento, mas nada demais. Agora, como o holandês gosta de um camping em caravan/trailler/camper, hein?! hahahahaha Socorro! Fácil mais da metade, quase 2/3 dos que estavam estacionados nos campings pelo delta do Mosel tinham placa da Holanda. Ô praga! Por falar em praga... Nós, brasileiros, somos uma praguinha! Gente, como nos espalhamos por todo o canto!! Luxemburgo tem uma quantidade absurda de patrícios! hahaha facilmente reconhecíveis. E vimos uma bandeira Brasil-Alemanha num lugar ainda mais "meio de lugar algum com lugar nenhum" do que o vilarejo onde estávamos. Mas, depois conto mais sobre isso.

Vou ficando por aqui, nesse post meio assim assim, mas depois volto com calma para as dicas, fotos... E vocês? Tiveram um bom feriado, fim de semana? Planos para férias, passeios?

Beijocas

5 comments:

Unknown said...

Fefa, volta mesmo para contar tudinho nos mínimos detalhes, viu?

Nós também amamos Luxemburgo e os vilarejos da Alemanha são tudo. Amo a comida e as cervejas. E andar de moto lá é tudo de bom!

Luxemburgo tem muitos portugueses, brasileiros eu não sabia que eram numerosos.

Bem-vinda ao clube dos bebedores de vinho branco, aliás, de qualquer cor!!!

Bjos

S. W said...

Oie Fefa, acredita que uma amiga voltou de Luxemburgo segunda e estava me contando sobre la Que ficou surpresa que ate os pontos de onibus tem anuncios em portugues, por causa da quantidade de patricios. rs

Eu fiquei por aqui mesmo turistando, mas assisti Bayern Munchen e Inter Milan num pub em Amsterdam com uns amigos.


Eu fico encantada com esse vilarejos, acho tudo lindo, parece que voce esta entrando num filme medieval, coisa que so viamos na tv.

beijao e boa semana.

Unknown said...

Fefa, filhotinha!

Que viagem legal! Deve ser mesmo um encanto o vilarejo. Assim, 22 de maio confirma sua marca especial em suas vidas, 1 ano depois da dobradinha Itaipu/Itacoatiara. Boas energias! E tudo regado a vinho branco... Muito bom!!! Amo muito tudo isso! Muitos beijinhos,
mamãe Catu

Line said...

Fefa!

Já está na hora de voltar pra contar mais e dar dicas e fotenhas!!! Foi um fim de semana de muito sol, a viagem deve ter sido linda! Realmente ter luz até mais tarde dá muito mais ebergia, eu também me sinto assim!

Escreve o post com as dicas que eu já estou preparando a pipoca! haha!

Fefa said...

Meninas, estou devendo... Mas, como eu falei, ficou taaaaaaooo gigante que eu vou ver a melhor forma de dividir o texto para ainda colocar as fotinhos que tenham a ver. O problema é selecionar uma meia duzia de 800 e tantas hahahahahaha Com foto sou como palavras. Economizo nadinha.

Rô, temos que voltar um dia juntas! sim, depois que descobri que os portugueses formam a maioria de estrangeiros. Mas eu esbarrei em tantos brasileiros na rua, daqueles que não dá pra negar, sabe?! De tinto eu já fazia parte hahahahah mas obrigada! Vindo de vc me sinto honrada com as boas vindas! Vamos abrir um quando? :-P Com queijo!

Simone, sério?! Nossa, será que ela foi uma das que eu esbarrei por lá? hahaha Mas foi um FDS perfeito para turistar. E lá estava incrivel. Eu não vi os anuncios nos pontos. se bem que eu fui de carro e o onibus turistico tem pontos especiais. Foi um jogo,né?! O bom era ver a holandesada sem saber se torcia contra a Alemanha ou a favor do Louis van Gaal e sua patota holandesa hahahah. Sim, eu tenho essa sensaçao tb. de voltar no tempo. é uma delicia!

Mamãe Catu querida!!!!! Que bom ver seu comentário!!! Amei. Sim, foi perfeito! Depois da dobradinha itaipu/itacoa, de muita areia, mar, sal, prosecco, a dobradinha luxemburgo/trier de muito rio, uva, vinho... Só faltaram vocês! Mas vamos lá de novo, juntos! Te amo!

Linemaline- Eu seiiiiiiiiiiiii. Te ExpRiquei, né?! hahah valeu pelas idéias por tel. Vou dividir em partes mesmo. Sim, a energia aumenta mil vezes.

Beijooooo