Thursday, July 1, 2010

Coisas de copa... Coisas de véspera de BR X NL...



Bom dia!!!

Hoje cedo o telefone toca, era um senhor:

- Alô! Met Fernanda. (eu atendo à brasileira e à holandesa em sequência)

- Bom dia, Senhora. Aqui é o Senhor Fulano da Prefeitura. Como vai? Então, senhora, recebemos seu pedido de naturalização pelo correio, com o formulário, os documentos e cópia do seu certificado de proficiência em holandês/ programa de integração. Mas, senhora, eu ainda tenho que verificar uma coisa. A senhora poderia responder a uma dúvida?

- Bom dia, hamm claro. Pois não (durante o discurso dele eu só falava "humhum sim, claro")

- Então, senhora... Para quem a senhora "vai" amanhã?

- Como? Desculpe?

- Senhora, para quem a senhora vai torcer amanhã? quauquaquaqua

- hein? Ah... Desculpe, mas para o Brasil hahaha

- Hmmm... Terei que anotar isso, senhora. Levarei em conta. quaquaqua

- oops. hahahah. Mas, o senhor leve em conta tb, por favor, que minha janela da frente está devidamente enfeitada com a bandeira do Brasil adornada com laranja e com "Hup Holland" e "Vai Brasil" lado-a-lado

- Ah, sim. hahahah Levaremos também em conta.
- Mas, senhor, não se preocupe que, se for para perdermos, antes para a Holanda do que depois para a Argentina.
- Ah, a Argentina é para o Brasil como a Alemanha para nós, certo?
- Sim, senhor. E a Bélgica é para vocês como Portugal para nós.
- É mesmo? Ah, hahahaha. Entendi.
- Senhor, eu vou poder manter minha nacionalidade brasileira, correto?! Caso contrário não tenho interesse.
- Um momento. (tec tec tec tec). Correto. Mas, senhora, está tudo certo com seus documentos, formulário e diploma e entraremos em breve em contato. tenha um bom dia e boa sorte amanha!
- Obrigada, senhor! O mesmo para vocês. Hup Holland.

Para quem não sabe, amanhã é Brasil X Holanda às 16h!

hahahahahahahah e depois uma meia dúzia de gatos pingados vêm cri-crizar dizendo que holandês não tem humor. Eu não sei de onde esse povo tira isso. Em geral, pelo menos por aqui, são extremamente bem humorados, sem ser exagerados. O que é ótimo. Gente de ovo virado e mau humor tem em todo canto, em todos os países, mas carimbar um país por alguns... E ainda sou da máxima que a gente colhe o que planta! Se você sorri, as pessoas sorriem de volta (e se não sorriem de volta, um dia vão aprender hahaha)

Bom, mas foi um susto daqueles, morremos de rir no telefone. O senhor quebrou o clima de tensão, foi simpático e educado. Essa atitude ajuda a ele, como funcionario público, a se estressar menos e manter-se pra cima e a nós a sorrir. Pequenas coisas que mandam o estresse pras cucuias.

Mas é assim! Esse é o climão de copa por aqui. Eu estava um pouco desanimada porque na primeira fase não ouvia lá muitas vuvuzelas, nem gritos... Mas aos poucos a coisa foi mudando de figura. Vi os pubs enchendo, as casas se colorindo de laranja (aqui há um plástico para cobrir as casas. Bem mais pratico que pintar as paredes como fazemos), a rua de trás colocando telão para fora, bandeirolas, música alta e fazendo churrasco coletivo (inclusive nos jogos durante a semana!)... Mas, de novo, nada exagerado. Estou gostando.

Amanhã nós temos o casamento de um casal de amigos super queridos, ela brasileira e ele holandês. Como boa baiana que é, escolheu o dia 2 de julho para casar por ser o dia da independência da bahia (hein?! Pois é. Essa também foi minha reação e, por curiosidade, de muitos baianos que eu conheço). Mas ela não tinha idéia da possibilidade de Brasil X Holanda ser justamente no dia... Tudo se resolveu e o casório terá um telão e muita animação! Com certeza vai dar sorte para os dois, que são pessoas maravilhosas e merecem tudo de melhor que há nesse mundo. Fora que vai dar mais tempero e charme à festa.

É isso!!! Vou ficando por aqui, e cheia de posts pela metade no rascunho hahaha!!! "Vamo que vamo" e seja o que Deus quiser amanha (desde que seja Brasil hahahah)

Beijocas

8 comments:

Line said...

Hahaha!!!

Muito boa Fefa!!! Eu já ia ficar logo nervosa e com dor de barriga antes mesmo de perceber que o senhor estava apenas brincando! rsrsrs

Ontem colocamos as duas bandeiras que encomendamos no Marktplaats, estão lá, lado a lado. Já ouvi os vizinhos na rua comentando, e uma das crianças tocou a campainha ontem para se certificar de que aquela era mesmo uma bandeira do Brasil! rsrs

Só sei que alguém vai sair amanhã, claro que eu torço pelo Brasil, mas eu torço mesmo é para que a Argentina perca!!! ho ho ho!

Pena que vcs não estarão por aqui para assistirmos juntos, mas com certeza o casamento de uma brasileiro com holandês justamente no dia em que os dois se enfrentam será muito mais divertido!

Beijinho!!!

Neca said...

Fefa Fofa, vc eh demais...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri exageradamente com essa historia e concordo plenamente com vc, recebemos sempre de volta oque damos, e se nao for no mesmo dia, que seja em outro mas que volta isso volta!!
Adorei o bom humor do funcionario, e como vc disse acho um absurdo taxar um pais inteiro por conta de alguns!!
Bjosssssssssssssssssssssssssssss

Anonymous said...

AUHAUHAUAUH
com certeza, se for pra perder , é muuuuuito melhor perder pra Holanda agora do que Argentina depois!!! Diise tuuuuudo!!!
Bjossssss
e vamo que vamooooooooooooo
POOOOOOOOOOOOOOOOMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!(vuvuzela)

Vanessa Leite said...

Fefa!!! Tenho lido alguns dos seus posts e gostado mto! Vc manda mto bem na escrita, garota!! Adoro te ver narrar as peripécias de uma brasileira na Holanda!!
Fiquei curiosa pra ver esse seu post da Copa ilustrado com fotooooos!!!
Beijos, Sucesso ai!

Fefa said...

Line

hahahaha a minha primeira reacao foi achar q eu nao tinha entendido a pergunta, q meu holandes tava ruim hahahaha. Ainda bem que o senhor ficou rindo.
.................

Nereide

hehehehehe. mas, nao é?! eu vejo isso aqui na pratica. se vc der oi e for simpatica serao tb. se vc dmeonstrar interesse no pais, no idioma, terao a maior paciencia e dai por diante. Tb adorei hahaa

...........

"Anônima" Tt (Que a nossa vuvuzela POOOOOOMMMMMMM virtual entregou), acabou que perdemos ne?! ahahaha mas ta bom. jogamos feio demais! o duro foram as piadinhas dos cabeças-de-queijo :P E a argentina... hahahahahaha

............

Van, menina! Que surpresa!! nossa! quanto tempo! Obrigada! Adorei saber que vc tem acompanhado o blog! Saudade.

Beijocas nas 4

Unknown said...

Adorei esta do ambtenaar :P

Eu também concordo que a gente recece o mesmo tratamento que dá. Nossa, eu conheço tantos holandeses legais, que torcem muito por mim. Acreditam que vem até se desculpando da Holanda ter vencido o Brasil? Nem precisa tanto hehehe...

Ah, e o casamento, tava bom, né Fefa? E a noiva esta impressionantemente (existe?) linda!

Bom, hoje sou RôLandesa desde pequeninha.

Bjos e queijos

Fefa said...

Rô, boa, né?! :-P Exatamente1 Eu tb! Não tenho do que reclamar. hhahahahahahah jura?! Que fofos. não, aqui nao se desculparam, mas estavam cheios de orgulho, mas de um orgulho respeitoso, sabe?! Muito legal. Sim! Ela estava impressionantemente linda hahahahah E que jogo! Hup hup. queijinhos

Fefa said...

Rô, boa, né?! :-P Exatamente1 Eu tb! Não tenho do que reclamar. hhahahahahahah jura?! Que fofos. não, aqui nao se desculparam, mas estavam cheios de orgulho, mas de um orgulho respeitoso, sabe?! Muito legal. Sim! Ela estava impressionantemente linda hahahahah E que jogo! Hup hup. queijinhos