Thursday, June 10, 2010

Eleições por aqui... Parte II

Resolvi escrever um segundo post, ao invés de editar e acrescentar no primeiro como foi, ou melhor, está sendo a apuração. E, não, mais uma vez esse post não é para análise politica-economica-social (nem profunfa, nem rasa :-P). Para isso existe uma infinidade de jornais, sites e blogs de gente com mais autoridade no assunto que eu. Só vou tentar contar para vocês por alto e rapidinho como está sendo.


Pois é, minha gente, e aí?! Está mesmo entre Mark Rutte (VVD) e Cohen (PvDA) e está cabeça-a-cabeça, voto-a-voto disputadíssima (até agora, pouco antes das 9h). Mas o VVD deve levar, como já tinha dito ontem. Da disputa entre Jan Potter e Geert Malfoy, Draco venceu de longe (medo!), o PVV é o grande vencedor dessas eleições, mas também não levou. Explico: o PVV teve uma vitória assustadora. Era previsto que eles dobrassem o número de cadeiras em relação à 2006 (de 9 para 18), mas fizeram mais que isso. Estão em 24 cadeiras por enquanto... Já o CDA do Balkenende (Potter), teve uma queda enorme, de 41 em 2006 foi para 20, ou 21 em 2010!!! O VVD cresceu (está com 31 cadeiras), o PvDA caiu um pouco (foi para 30, perdeu 3)... A GroenLinks e o D66 também ganharam cadeiras, o que é de certa forma uma grata surpresa. Verdonk... Ah, o Trots op Nederlands (Orgulhosos pela Holanda ou coisa assim), partido dela, não levou nem 1 cadeirinha. Pelo menos isso.

Existe aqui um website StemWijzer ("apontador de voto") onde os indecisos podem responder uma série de 30 perguntas sobre questões gerais, propostas, como um teste "seu namorado te ama" da "Capricho", e de acordo com as respostas o site aponta qual partido se encaixa melhor com aquilo que vc quer. Sem comentários da minha parte, apenas um "Hmpf". O engraçado é que ontem, o tal teste foi feito de última hora e o diacho do site apontava PVV em primeiro e ToN (da Verdonk) em segundo hahahahahah Socorro! Aqui se pode votar desde de manhã cedinho até 21h, o que eu acho uma ótima forma de colocar todo mundo para votar sem atrapalhar a rotina diária, nem tomar um domingo, mas, mesmo assim, a presença foi baixa. Parece que foi coisa de 75 % dos eleitores.

Continuo impressionada com a quantidade de estrangeiros ou descendentes que votaram no PVV do Wilders. Acreditando piamente que suas propostas vão afetar apenas imigrantes islãmicos e concordando com essas propostas. E os argumentos são fracos, racistas, repetindo palavras e frases como se fossem holandeses de direita, ou os "holandeses menos favorecidos que tiveram seus empregos tomados por esses imigrantes"(assim, entre aspas, por favor). Eu posso?!?!?!?! Reclamando que os islãmicos têm mais facilidades e direitos por aqui. De fato acontece e muitas vezes irrita a nós que fizemos tudo certinho e tal, e tivemos que passar por um calvário. Masssss, isso pede reformas nas leis e medidas de forma coerente, inteligente e não radical e racista como eu tenho ouvido e lido das do PVV. Eu quero ver como vai ser quando a cobra fumar, a corda estourar para o lado dos imigrantes (TODOS) e essa "superioridade" de alguns tupiniquins for colocada em prova. Aliás, não quero não porque, como imigrante estou bem dentro desse barco.

Os resultados dessas eleições demonstram que o barril de pólovra está beeeeeem cheio e prestes a estourar. Quero ver como esses quatro anos serão e o que vai acontecer nas próximas em 2014. Nessas eu vou poder votar, se nada mudar e o barril não estourar antes, claro. Se alguma coisa mudar, amanhã venho aqui editar o post com novidades. Eu vou ficando por aqui e comemorando a vitória do Rutte e do VVD, ou melhor, vou comemorando o fato de que o chucky-malfoy-wilders AINDA não levou. E na esperança de que 4 anos de um governo moderado, com um PvDA juntinho e de olho, irão mudar algumas coisas, melhorar várias e fazer com que os direitos dos imigrantes sejam os mesmos para todos os imigrantes e a intolerância diminua.

Beijo!

3 comments:

Line said...

Fefuixca,

Li os dois posts e vu comentar nesse mais recente.
Eu fiquei muito decepcionada em ver que alguns brasileiros se acham tão superiores a ponto de votar num político racista e com uam política declaradamente racista e anti-imigratória. Mas como vc disse, o barril está cheio, prestes a estourar, e quando a corda arrebentar vai sobrar pra TODOS os estrangeiros! TODOS!

Esse Wilders é podre, discurso racista e barato. Ele fala o que a sociedade quer ouvir, e ele é bom nisso, não podemos negar. Tão bom que até estrangeiros votam. Minha preocupação é que, uma vez no poder, ele não vai mais precisar meir as palavras (coisa que ele já não faz), e nem as ideias "revolucionárias" dele. E aí minha amiga Fefa fefuixca, FUDEU!

Eu só acho que ele não iria chegar tão longe porque uma medida drástica dessas afeta diretamente a economia, e o que eu vejo na Holanda é uma quantidade grande de estrangeiros qualificados vindo pra estudar e trabalhar X uma quantidade grande de holandeses nem tão qualificados. Talvez por conta da divisão social, da distribuição de renda, da política paternalisat, não sei.
Só sei que no Brasil estuda-se muito se quiser ter uma carreira promissora, um trabalho bom; a gente mata um leão por dia, enquanto aqui a coisa corre mais light.

Eu concordo que a Holanda (assim como muitos países europeus de política paternalista) precisa de uma reforma, principalmente nesse momento de economia oscilante e incerta.

Mas minha pergunta é: Precisamos mesmo ir tão longe? Um país que vivemciou e sofreu com a guerra, não se envergonha de ouvir um discurso desses?

Fefa,

Vc sabia que a maior quantidade de votos pra esse cara saiu de Noord Brabant e Limburg?

Beijo!

Line said...

Imagina uma Rotterdam, Amsterdam, Tilburg, sem estrangeiros?
Imagina universidades tendo que enfrentar políticas cada vez mais rígidas para oferecer intercâmbios e bolsas de estudo?

A nossa sorte é que ele está tentando fazer coaligações com partidos que pensam mais ou menos de forma diferente; então espero que isso termine em muita discussão e pizza!

Fefa said...

Line,

Exatamente! Eu também me decepcionei e quero só ver como vai ser com essas pessoas se um dia esse barril estourar, sabe?! Sim, ele tem uma otima lábia, sabe ir exatamente nos calos de cada momento e manipular como ninguem, o q é muuuiiittooo perigoso. Eu acho tb que o parlamento vai segurar, não vai deixar que ele ganhe mais espaço que isso pq coloca em risco o que eles tanto prezam por aqui, e nao so a economia. A holanda é dependente, nada auto-suficiente e nem mesmo ele é tao tapado a ponto de nao saber disso. Sim, que a reforma é necessária e uma revisão já tinha que ter sido feita, isso é fato, mas como vc disse: temos que ir tão longe? Com certeza não. É rezar pra que haja inteligencia o suficiente pra ponderar sobre o assunto e achar boas solucoes. sobre Brabant eu não sabia.Sobre Limburg eu ouvi na hora da apuração e não quis acreditar. É mesmo cruzar os dedos e esperar que venham muitas pizzas por ai ;-) Amei seus comentários.