Friday, October 15, 2010

Tudo mudando na 2a que vem

Ilustração: "The itch to create" 1"craft blog by an indian girl who's mad about creating"

Boa noite! Postão!


Vocês se lembram o que eu escrevi no post  - "12 de outubro" -  de terça-feira passada?

Talvez a partir da semana que vem minha vida vire de cabeça para baixo nos próximos três meses e aí vou ter que ver como vou fazer para vê-los com mais freqüência, mas isso é papo para amanhã. E amanhã à tarde."

Amanhã à tarde foi quarta-feira passada às14h e... Aconteceu. Segunda-feira eu volto a trabalhar fulltime , a príncipio é um contrato temporário, é um projeto temporário, mas nunca se sabe. A empresa é bem legal, tem uma política bacana para os funcionários... E fora as vantagens óbvias de um emprego, eu ainda vou poder voltar a praticar meu holandês que só fez piorar desde que eu saí da outra empresa. 

Dessa vez eu me prometi que eu vou pegar leve, ficar mais tranqüila, mais na minha e com certeza pensar e avaliar bem antes de aceitar desafios que a primeira vista pareçam sensacionais, mas que depois possam se tornar grandes dores de cabeça. E foi o que aconteceu na outra empresa quando eu topei virar "groepshoofd" (cabeça de grupo, supervisora... sei lá como traduzir isso) de uma penca de holandeses mal tendo saído do curso de holandês. Pontos positivos? Muitos! Fora que eu fiquei toda boba por ter alcançado isso depois de 1 semana e meia trabalhando na empresa, sendo a única gringa e falando um holandês meia-bomba, ainda mais que era uma empresa pública holandesa. 

Mas, o nível de estresse causado pela gerência era acima do máximo aceitável (nunca vi um estilo mais incompetente e ridículo de gerenciamento e que não é o padrão da empresa, mas era do tal projeto). A tensão entre os funcionários era gigantesca- todos terceirizados através de agências (um tipo de serviço que não há no Brasil e como eu por enquanto trabalho na Holanda). A falta de confiança era geral. Meu estresse era tanto que eu pifei! Claro, estresse combinado com as dificuldades normais de uma imigrante "recém-chegada", ainda em fase de adaptação, a saudade que já nos deixa à flor-da-pele pifa qualquer um. Decidi parar, me cuidar, me reequilibrar e depois voltar. Voltei! Cheia de gás! 

Minha agente entrou em contato comigo com essa proposta justamente porque a empresa é a empresa que é e isso me tranquilizou. Eu sei, conhecendo como eu me conheço, que eu não consigo não falar com todo mundo e acabar me metendo em tudo e mais um pouco. Não por ser metida, mas por ser... Sei lá: Geminiana, atrapalhada, extrovertida... E com síndrome de camelo crônica. Isso eu aprendi: como carregar menos gente nas costas. Mas ainda carrego. 

Então, a partir de segunda volto a trabalhar 8h por dia 5 vezes na semana, de vez em quando umas horas extras, numa empresa bacana, falando holandês,... Tudibão! Sendo assim, começamos (eu e o E.) a nos "paparicar" desde já. Na volta da reunião na agência, quando assinei o contrato, já corri para uma loja aqui em frente para comprar... Panelas! hahahahaha Ah, gente, as minhas eram horrendas! Da fase solteira do E., que não tem seu forte na cozinha. Desde que começaram a ser usadas de verdade (ou, desde que passamos a morar juntos) elas começaram a demonstrar que eram panelas-quebra-galhos, panelas-baratinhas-pra-solteiro-que-não-cozinha. Então, me dei 4 panelinhas lindas de presente! Estavam na promoção é claro. hahahah 

Aí, ontem foi o dia de me paparicar de verdade! As lojas fecham cedo na Holanda - 17h, 18h - só uma vez por semana acontece a "noite de compras", onde vão até às 21h. Aproveitando que em Tilburg é quinta, lá fui eu pro centro. Foi tão legal... O E. me encontrou por lá e fomos para uma loja atrás de roupitchas mais sociais que caibam na minha atual silhueta balônica(ficar em casa sem poder malhar, tendo que relaxar, tendo chocolates maravilhosos à mão só podem resultar numa coisa, não?! 20 quilitos a mais desde que vim morar na Holanda) e na Holanda é relativamente fácil achar roupas plus-size e com bons cortes e modelos, coisa que no Brasil se você veste acima de 44 não encontra (aliás, se você veste 44 já está difícil). A LineAma foi nos assessorar, nos encontrou quando eu estava dentro do provador, o "P.daline" também chegou (carregando 4kg de picanha numa sacola!) para a festa na loja, porque a essa altura Line já tinha tomado o provador ao lado de assalto e acabou levando roupitchas pra casa também. 

Gente, gente, gente, gente... Ai, ai. Eu não sou roupeira. Não gosto de bater perna, entrar e sair de loja, experimentar e não levar... Sério! Nisso eu não sou nada menininha. Gosto de ir em lojas que eu sei que eu gosto, que eu vou achar coisas legais e quando eu preciso ou quero alguma coisa específica. Ainda assim... Ai, saí carregada! Sabe quando todas as calças são "as calças mais confortáveis que eu já tive"? Pois é. Por uns minutos eu curti o caos. Claro que não me convide para liquidações de Zara e coisas do tipo que eu NÃO VOU. Aqui é uma guerra. Zara é considerada uma loja de marca que é "barata" e de qualidade, então, quando entra liqüidação parece que abrem a porteira. É uma confusão de gente, roupas pelo chão, mafuá... Não dá. Mas, ontem fiquei feliz com minhas roupitchas, com o fim de tarde com a coisaline

Terminamos a noite num restaurante grego pequenininho sensacional!!!! Comemoramos meu emprego novo, o sucesso da Amaline na auditoria (pode contar, Line?!)... Tomamos ouzo... Comida boa com tempero, deliciosa, com gosto de casa, tranqüilo, com a filha servindo, a mãe nos bastidores... Típico restaurante familiar grego. A senhora veio até a nossa mesa, adorou saber que a gente era brasileira (BRASILIANA! Em alto e bom som e gesto. Ok brasileira em grego segundo o google translator é vraziliániki̱), fez piadinha sobre a mulher holandesa com o cuidado da mesa com holandeses não ouvir hahahaha Uma boa forma de comemorar e ver que o dia pode durar boas horas pós-trabalho se assim quisermos e de uma maneira agradável!

Agora é terminar de ajeitar as coisas e me preparar para voltar a uma rotina totalmente diferente! Vou dar um jeito de continuar por aqui!

Beijocas

28 comments:

Tatiana said...

Puxa Fefa...agora entao que voce vai sumir mesmo!!!Nao..amiga....to super feliz por voce, produzir, aprender e GANHAR DINHEIRINHO????Tudo de BAO!!!
Mas ve se nao some muito!!!!!!!!
Hahaha....sindrome de camelo cronica????Adorei!!!
Beijocas e MUUUUITO boa sorte minha querida!!!!

S. W said...

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHH Fefa!!!!! Parabéns pelo novo emprego! Vai ser tudo aquilo que você espera do novo trabalho com certeza.

Nossa essa noticia veio a calhar pra mim, ultimamente a minha vida tem sido pensar o que eu vou fazer quando voltar pra Holanda, pq eu não sei sossegar.

Aproveita as compritchas.

Beijao e otimo final de semana.

Eve said...

Fefa, que ótimo!
Fico muito contente por vc e por tudo que está conquistando.
Desejo sorte no próximo emprego, que vc consiga não se estressar e tenha ainda mais sucesso.

Bjs e ótimo final de semana!

Fefa said...

Tati, de repente era a rotina que eu precisava para não sumir hehehehe Mas, vou tentar sua sugestão no outro post: postar 1 ou 2 X por semana ;-) Espero conseguir ler os blogs amigos com mais frequencia que isso. A sindrome é danada, menina! Aqui tem um dito popular que mandar passar óleo nas costas nesses casos. Para "bater, escorregar e não grudar". Pessoas, situacoes...
...................

Simoneeeeeeeeeee, obrigada!!!!! Olha, não é mole, mas tb não é impossível. O importante é não sair pegando qq coisa, o que aparecer pela frente. Não logo de cara. Eu usei meu primeiro ano aqui para fazer meu programa de inburgering (que foi staatsexamen)e aprender o holandes da melhor maneira possivel. E foi a melhor coisa que eu fiz. Com um holandes "ok", mesmo com erros, mas que seja suficiente para ler, compreender e se comunicar, se fazer entender, fica mais fácil de conseguir trabalhar. No mais, você vai morar na Randstad, cheia de empresas internacionais... Não se desespere e lembre: um passo de cada vez. Conversamos mais sobre isso ;-) beijocas e um otimo fds procê tb.

...................

Eve, obrigada!! :-D Muito obrigada mesmo!! Depois eu venho contar por aqui como foi, como está sendo! Beijocas e para você tb! ;-)

Simone Aline said...

Fefa,
que legal!!! Nooooossa que post... parece até os meus!!! Ufa! Mas que bom que vc está "radiante" com tudo o que conseguiu. Boa sorte no novo emprego. Use bem as panelas.. he he he quando puder traz umas receitas típicas... rsrsrs Enfim, passe quando der pra matar a saudade mesmo! Bjks

Ronda said...

Oi Fefa!
Li este post para as minhas panelas e elas saltaram de alegria, se identificando totalmente com as suas antigas panelas-baratinhas-pra-solteiro-que-não-cozinha.

Desejo muita sorte nesta nova fase, e que nela você encontre uma atividade que gere acima de tudo satisfação pessoal. É assim que a gente se motiva para seguir em frente.

Não deu para comemorar com torta holandesa porque não tem por aí, né? Que absurdo! Agora só falta alguém me dizer que não tem pão francês na França...
Abraços!!

Analice said...

ola... tudo bem?
espero que sim...principalmente depois do que li.
o seu blogs sempre fofo...
Te desejo muita sorte, confiança em si, em Deus.
Que bom, que as coisas mudaram e estão mudando... parabens pois isso é resultado do seu trabalho, esforço, confiança em si.
um abraço e um bom final de semana

Tata Carvalho said...

Fefa!!
Parabéns pelo novo emprego!!!
Tenho certeza que vai ser um sucesso!!!!

Realmente não é impossível. Morando em Maastricht (menos oportunidades do que em Noord-Holland) vejo que aceitar qualquer coisa é um tiro no pé.

Vai dar tudo certo!!!

Você merece!
:)

Beth Blue said...

Caramba, parabéns pelo emprego fulltime. Fico impressionada com jovens como você e Line, que moram pouco tempo na Holanda (comparando com meus quase 17 anos) e já estão se dando bem! Certamente tem a ver com a idade e com as prioridades desta fase (antes dos filhos chegarem).

Eu na idade de vocês (mudei pra cá com 28 anos) também estava com carreira em ascensão, com direito a viagens com tudo pago e hospedagem em business flats (Dublin e Edinburgh). Muita grana rolando mas os anos dourados passaram, minha profissão (software localizaer) quase deixou de existir com a automação...

Te desejo muita sorte nesta nova fase! Meu conselho: aproveite as oportunidades enquanto as tiver...

um grande abraço

Beth Blue said...

Lendo os comentários das outras, percebo que a vida tem suas fases...eu provavelmente sou a comentarista mais velha daqui.

Também tive uma fase parecida lá pelos 30 anos mas depois dos filhos tudo muda (sem querer assustar já assustando...). Agora estou em plena crise de meia-idade e tenho lidado com questões bem distintas.

Assim é a vida, o importante é a gente aprender com os erros e NUNCA desistir de ser feliz...com 20, 30, 40, 50 anos!!!

Accácia said...

Oi!
Cheguei aqui através da Line e da Eve!
E adorei!!
Já virei fã!
Um beijo!

Fefa said...

Analice, super obrigada! :-D Estou hiper curiosa sobre como vai ser 2a feira (e ansiosa tb)!

...............

Taís, obrigadão (ou seria obrigadona?! hehehe). Deus te ouça! Sim, fora da Randstad é sempre mais complicado para estrangeiros. Aqui em Brabant é como em Limburg, com a vantagem de ser mais próximo das 4 grandes. Sim, pegar qq coisa não compensa. A nao ser que seja um caso de extrema necessidade. Procure os uitzendbureaus. No inicio eles sempre oferecem producao para quem vem de fora. Nessa hora vc tem que falar da sua formaçao, da sua experiencia,... esteja preparada para muitos nãos (mas agora com a crise, os nãos são gerais), mas não desanime. Uma vez dentro, fica mais fácil. Tilburg e maastricht têm as universidades, que sempre têm vagas e precisam de gente que fale bem inglês ;-)

.....................

Fefa said...

Simone Aline, hahahahahahahaha Então temos isso em comum. postinho comigo não dá. pelo menos quase nunca. Muito obrigada! E as panelas já estão na lava-louças se preparando para o ataque! hihihihihihi receitas tipicas da holanda?! Menina, que desafio. Culinária aqui não é o forte não, viu?! Mas, vou tentar! No inverno tem uns purês esquisitos, mas que com um toque brasileiro ficam gostosos.

................

Seu Ronda, faça a alegria das suas, coitadas!!! Panelas são que nem livros hahaha gostam de ser usadas e abusadas (ih, que nem mulher de malandro tb :-P). Aqui aprendi a cozinhar de forma prática, Ronda. Pq tempo nunca sobra! Tipo: vontade de fazer feijão, mas não tem tempo de cozinhar (eu não tenho panela de pressao, entao demora para kct)? Faço no FDS e congelo ouuuuu faço lentilha!! cozinha rapidinho, é uma delícia e mega saudável ;-) Me lembre de te ensinar um bolo de carne que não leva gordura nem farinha e leva aveia e um monte de legumes e fica pronto muuuuiiitttooo rapido. Ah, obrigada, Ronda! É isso que eu estou buscando. Não precisa ser na minha área, desde que eu tenha prazer em acordar todo dia, que curta, ou que pelo menos eu consiga ter energia para curtir a vida pós-escritorio ;-) Não... Não tem torta holandesa na holanda! Fomos de grego mesmo hahahaha Hmm, pão francês na frança é bem mais fino, não?! Não ;e como o nosso! hahahah e em salvador é cacetinho (e bisnaga é vara! lindo pedir vara e cacetinho na padaria, nao?!). Bj!

Fefa said...

Beth, obrigada! Sim, acho que mais por ainda não termos filhos do que pela idade. No meu primeiro emprego aqui, também via uitzendbureau, dos 300 funcionarios no projeto muitos eram bem jovens (20 e pouquinhos anos), a maioria com 30/40 e tinha muito coroa 55+. E agora é a mesma coisa. Uma ex-colega que vai virar colega novamente está batendo 60 e tem mais energia que eu! E sobre a sua profissão que deixou de existir: será que ela não se transformou? Eu tb não estou no momento na minha área, mas fui para o uitzendbureau falei o que me interessava e o que não me interessava... Design fica como freelance. Com um emprego desses, eu faço bons amigos, amplio a rede de contatos e tenho uma certa estabilidade (mesmo sendo a principio temporario) para curtir a minha vida pessoal. Não é fácil, eu não preciso dizer isso, mas como eu disse à Taís, uma vez dentro do uitzendbureau, fica mais simples. Eu parei por 1 ano e quando me senti pronta para voltar, liguei direto para minha intercedente. E em uitzendbureau vc tem que ser persistente e insistente. encher o saco, lembrar q vc existe todo santo dia ou quase. Não desanime. É um momento dificil pra todo mundo. Beth, eu estou com 31, na fase de tentar e me preparar para ter meus filhotes, mas sem me descabelar a principio. não é facil! Ainda mais qdo temos vocacao pra mae (e eu ja nasci mae hahahaha pelo menos é o que dizem) e queremos nos dedicar tb a família. Mas tb não é impossível. Tenho bons exemplos na família e entre amigos ;-) Mas, enquanto os filhotes não vem, vou curtindo a filhota 4 patas, a casa, o marido e o trabalho fulltime ;-) E sobre vc ser a comentarista mais velha: será?!

Olha que legal o que vc escreveu:

"Assim é a vida, o importante é a gente aprender com os erros e NUNCA desistir de ser feliz...com 20, 30, 40, 50 anos!!!"

É isso mesmo! Sem NUNCA desistir.

Beijocas e conte comigo, viu?!



Te desejo muita sorte nesta nova fase! Meu conselho: aproveite as oportunidades enquanto as tiver...

um grande abraço

Fefa said...

Olá, Accácia! Obrigada!!!! :-D Seja super bem vinda!!!!! Chegou por ótimos caminhos! Volte sempre. Beijo!

Jaboticaba Preta said...

Parabéns!!!! Que este seu emprego lhe traga muitas felcidades e muito aprendizado. Ah...e grana é claro né :D beijocaas!!!

Dani dutch said...

OI Fefa, tudo bem?
Fefa parabéns pelo novo emprego, fiquei contente por você.
No antigo você pegou uma bomba e tanto, novo idioma ( que já é de matar) nova cultura organizacional, e ainda essa pressão toda, é pra tirar o chapéu pra vc.
E falando em compras, a unica coisa que eu nao gosto é a quantidade de roupa que por causa desse frio a gente tem que usar, e pra mudar de loja, e tiro e coloca a roupa tudo de novo... é meio estressante.
Bom eu, ainda vou começar o curso de holandes, que a prefeitura resolveu agora depois de dois anos que eu tenho direito, pois o love, é alemão, entao enrolaram até pra pagar pra mim, e vamos ver quando eu começo.
E bendito seja os posts programados, é assim que meu blog ainda ta de pé, ou melhor no ar.
bjuss e boa sorte na segunda

Juliette said...

Oiii Fefita,

Entao esta de emprego novo!!?? Isso e tudo de bom nesta vida e eu sei que vc vai se dar super bem. Parabenssss!!!! e sucesso.

beijo
Ju

She said...

Queridaaaaaaaaaa boa sorte, viu? Sucesso e felicidades nessa nova etapa em sua vida.. ;)

Beijo, beijo!
She

Unknown said...

Fefinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, parabéns!!!!!
Como foi teu primeiro dia? Tirou de letra com certeza, né?
Muito, mas muito sucesso pra ti nesta nova fase na tamancolãndia.

E também aqui vai mais parabéns para a Line, saudades daquela COISAline!!!

E quando as panelas estiverem cheias de delícias é só chamar, viu?

Bjos, queijos...

Paula said...

Oi Fefa!
Parabéns pelo emprego novo! Espero que vc goste, que seja menos estressante e tb que vc tenha a sorte de trabalhar com pessoas legais, pois isso faz MUITA diferença. Pra mim: Isso tudo = Qualidade de vida.

Fora o uitzenbureau, vc indica algum website (que não sejam monsterboard e intermediair) para a busca de empregos?

Sucesso pra vc e força na peruca!!rsrs

Bjkas,
Paula

José Sousa said...

Olá Fefa!
Na Holanda, que bom, he!

Mais um optimo artigo seu, como sempre gosto de vir até aqui! Quando não deixo um comentário é por falta de tempo.

Passe em meus blog's e deixe o seu comentário.

www.queriaserselvagem.blogspot.com
www.congulolundo.blogspot.com
www.minhaalmaempoemas.blogspot.com

E-mail: kwachta@hotmail.com

Te espero!

Um grande beijo

Macá said...

Fefa
Parabéns pela nova conquista e que tudo corra super bem, e se você estiver feliz e gostando do que faz, não tem erro.
"que a felicidade esteja onde quer que você se encontre".
beijos

Unknown said...

Já andava sumida, agora é que vai desaparecer!
Parabens pela conquista e pelas panelas novas, eu como amelia assumida, senti uma pontinha de inveja, pelas panelas, que fique claro! hahahaha


beijoca e aproveite!

Gisley Scott said...

Tão chique :)!

Novo emprego, celebração, compras e jantar com os amigos! Não poderia ter sido melhor :)!

Agora é arregaçar as mangas e ser muito, muito feliz :!)

Parabéns pelas panelas :)!

Bjos

Fefa said...

Gente, super obrigada pelos comentários, pelos desejos de boa sorte, pelas boas energias! Valeu mesmo! Vou responder num post, pode ser? comentando como foi essa primeira semana ;-)

Beijocas e valeu! ;-)

Fefa said...

Paula, se vc quiser emprego direto com a empresa, te aconselho a fazer uma lista de nomes que te interessam e ir direto ao site delas. Se vc tiver interesse em uitzendbureau, te aconselho a se inscrever em todos e mais um poucos pelos sites e tb ir pessoalmente com seu CV neles para um cara-a-cara. Geralmente eles oferecem producao para os estrangeiros. Cabe a vc mostrar sua experiencia, formacao e dizer que pode ir além, se for o caso. O site undutchables é bem legal tb e o uitzendbureau (que é um banco com vagas nos uitzends) tb. ;-)

Meninas, as panelas estão felizes da vida! a todo vapor hahahaha

Beijocas

Line said...

Eu cabei nao comentando nesse post porque nos falamos ao telefone, mas eu tinha esquecido de te dizer uma coisa: adoro meus apelidos, hahahaha! Morro de rir, e P. tambem!

Beijocas!!!