Tuesday, October 12, 2010

12 de outubro!

Jip en Janneke. Annie M.G Schmidt (Sylvia Orthoff holandesa)e Fiep Westendorp

Bom dia, criançadinha! Parabéns!

Dia das crianças para mim é dia dos filhos. Desde pequena pensava: "Pô, mãe tem dia, pai tem dia, professor tem dia,... E filho?" Depois ainda descobri que avós têm dia também! E o dia dos pais aqui na Holanda é sempre em julho (ou será junho?). Ou seja, 2 dia dos pais. Então, 12 de outubro - com a licença de Nossa Senhora Aparecida - é dia dos filhos e filhotes.

Eu já apertei e amassei minha 4 patas e ela ainda ganhou uma galinha nova! Uma versão "Heinz-Fritz" do Elvis KIPresley. Hein?! Do que eu estou falando? Do Elvis da Kira. Ele até durou muito! E o coitado cantou tanto que no fim já estava mudo - cá entre nós, ainda bem! Mas, a galinha nova canta que é uma beleza. Fico devendo a foto, mas é exatamente o Elvis vestido para a oktoberfest hahaha Claro que ela teve que dormir com o amigo novo, claro que ela rolou por cima de novo e claro que a gente pulou no meio da madrugada, ela ganhou ontem a noite, com um cacarejar nas alturas. Faz parte.

Essas datas fazem a saudade do colo de "pai-mãe-irmã-avó-cachorro-jabuti-niterói" aumentar. Sempre. Aqui é só mais um dia comum. Uma terça-feira friorenta com cara de dia frio de outono.

Mas, gente, eu sumi! Eu sei! De novo! Para postar post por postar, meia-bomba, prefiro não postar nada. E também, desde que descobri que a blogsfera tem muito mais de rede social do que eu imaginava (com ônus e bônus), não queria correr aqui para postar e ler na pressa os blogs amigos, não deixar comentários ou não ler. A verdade é que descobri que manter um blog ativo requer muito mais do que eu imaginava antes. Não só tempo para postar, alguma coisa sobre a qual escrever, mas também requer que o blogueiro seja um senhor político! Não, não estou criticando ou reclamando hahaha, mas me surpreendi! E assim, tempo que eu pensei que fosse suficiente para cuidar do meu bloguinho como eu quero se mostrou muito, mas muito pouco. Por isso, por exigências da vida real, sumi.

O que aconteceu nesse mês? Vamos ver: andei pegando uns freelas que são sempre bem vindos, mas que me tiraram o couro. Deixei de fazer qualquer outra coisa que não fosse enfiar a cara na "suite adobe". Acordar photoshop e dormir illustrator. Mas, foi bom para me desenferrujar. Tivemos as eleições. Votaram direitinho? Conscientes? Que bom! NÃO, não quero saber em quem vocês votaram, nem preciso saber o que vocês acham de um ou de outro. Sério. Estou cansada de ler e-mails absurdos de um lado e do outro. De ouvir blablabla de um lado e do outro sobre como o eleitor de um ou de outro é bitolado e não vê o "óbvio", óbvio que muda de figura de acordo com o lado. Óbvio. Não votei nem nele, nem nela e talvez não tenha nem votado na outra. Vocês vão ficar na curiosidade. Voto é secreto! O seu também.

Eu transferi meu título esse ano para cá e isso significa que só preciso votar para presidente e nada além de presidente e isso já é uma responsabilidade daquelas. Não preciso mais correr para o TRE para justificar quando chegar ao Brasil. Fui voluntária nas eleições! É, eu sei! Mas eu fui voluntária. Nunca tinha sido mesária. Fui primeira secretária. Adorei a maratona em Roterdã, onde fica a única zona eleitoral dos Países Baixos, no prédio do consulado geral. A estrutura foi incrível. Dos 10 mil e tantos legais por aqui, temos 2003 eleitores inscritos. Desses, poucos menos de 1100 votaram,.o que é uma ótima média. Foram 5 seções, a minha foi maravilhosa! Chegamos às 7h da manhã de domingo, saímos às 18h. O primeiro trem só chegava às 9h... Confusão, correria para arranjar solução. Como chegar no prédio do consulado cedinho? Deu certo!

Depois corremos para comer uma comidinha caseira deliciosa no Tia Piri Piri, um restaurantezinho caboverdiano com toques luso-brasileiros e com direito a feijoada e roda de chorinho no dia. Recomendadíssimo! Bem bonitinho, bem arrumadinho, comida de primeira, a dona é um doce e tem vários planos para o lugar... Enfim, tudo para dar certo! Eu já tinha gostado do lugar só pelo site. Coisa de "dizainêr" que soy. Ah, Piri-Piri é pimenta malagueta, não tem nada a ver com "Piriri". O que seria péssimo para um restaurante, não?! O frango com molho piri-piri é divino! Bom, mas dia 31 tem mais! Tem mais eleição, tem mais maratona, tem mais chorinho e frango com feijoada. E, apesar de ter ficado um caco no dia seguinte, não vejo a hora de estar com todo mundo de novo.

Ontem fui comprar o rolo de plástico bolha para protejer minhas pimentas e meu maracujá do invernão que está chegando com vontade. Já anunciaram que terá 50% a mais de neve que o anterior, apesar das temperaturas não serem tão baixas como foi ano passado. Então, só posso torcer que as minhas plantas tropicais sobrevivam e gostem da cobertura de bolhas. E que neve muito e a neve fique. Para as plantas é melhor. A neve cria uma camada isolante que mantém a temperatura do solo. Há! Vivendo e aprendendo.

Que mais? No fim de semana fiz minha primeira carne assada de panela (aquela com batatas, molho grossinho... hmmmm) e deu certo! Não, não tem mistério. Mas também não tem lagarto ou um corte para carne assada como temos no Brasil por aqui. Usei, seguindo conselhos, um senhor pedaço de rosbife e deu certo! Fim de semana com comidinha que me levou de volta para a cozinha lááá de itaipu nos fins-de-semana. Arroz, feijão, carne assada, farofinha... Os cheiros enchendo a casa! Total "comfort food". Apesar de não ser purê com carne moída ou bife hahahahaha

 Talvez a partir da semana que vem minha vida vire de cabeça para baixo nos próximos três meses e aí vou ter que ver como vou fazer para vê-los com mais freqüência, mas isso é papo para amanhã. E amanhã à tarde.

E vocês? O que andaram fazendo de bom nessas semanas?

Beijocas e curtam muito o nosso dia e também da "cria", para quem tem filhos ou filhotes!

13 comments:

Tatiana said...

Feeeefa querida, voce voltou!!!!!Ahahaha...galinha?Elvis Presley? Essa tua filhota deve ser hilaria!!!!
Voce tocou em um ponto importante, com certeza essa vida na blogosfera é um tanto quanto exigente as vezes,principalmente quando o tempo esta apertado,acho que so descobrimos isso depois que estamos dentro nao é nao Fefa?
Acho que o negocio é nao levar tao a serio e nao se cobrar muito, bom...pelo menos eu tenho feito assim ate agora e tem dado certo.
Coloco de 1 a 2 posts por semana e nas horas livres vou tomar cha virtual..rs!!!
Adorei te rever!!
Beijocas!!!

Line said...

Finalmente, né?

Já ia criar uma campanha "Volte Fefa".

Quanto ao blog, também não tenho postado mais com tanta frequência, posto só quando dá na telha :)

Tem que cobrir a pimenta Fefinha? Não sabia. Eu plantei as mudas que vc me deu num vaso bem maior, e estava querendo colocar dentro de casa. ELas estão bem verdinhas!

Beijoca na Kirokaaaa!!!!! Brisa não ganhou nada, quer dizer, ganhou um irmão né, quer melhor do que isso? hahahaha

Quando é que vamos no Piri Piri? Me dá água na boca só de clicar nesse site...lekker demais!

Beijo beijo!!!!

Eve said...

O sumiço é compreensível. Mas, é ainda melhor quando vc volta com tantas novidades. rsrs

Freelas sempre são bons!

Eu viajei no findi e acho que amanhã coloco as fotos no blog. Vc tem razão, manter blog precisa de tempo e "política". E não falo mais sobre isso. hehehehe

Bjs!

Ronda said...

Olá Fefa,
Legal saber que você estava ausente por bons motivos.

Eu cheguei à mesma conclusão, o tempo que eu achava que seria suficiente para cuidar do blog não dá para nada. Às vezes acho até melhor que não hajam tantas atualizações nos blogs amigos, porque acabo não conseguindo acompanhar.

Ah, você é designer? Então é por isso que a figura do cabeçalho do seu blog é tão bacana!!! Foi você quem fez, não é?

É bom ler um post novo por aqui. Seus textos são sempre leves e divertidos. Se algum dia você escrever um livro, me lembre de comprar o livro e um colírio. Como não dá para piscar enquanto leio o que você escreve, então o colírio vai ajudar a não deixar o olho ressecado.

Abraços!!

analice said...

Que legal!!!
parabens pela rotina,
é as vezes sentimos muito a necessidade do colo dos nossos.
ahhh, espero conhecer sua horta.... é verdade... quanto aos repeito do próximo. parabens!!! é bem gostoso nossa comidinha... toda vez que visito os meus seja na minha terra ou no interior de sao paulo... engordo alguns quilinhos... pois me acabo... aqui no Brasil o frio esta grande... ainda... um abraço..

Beth Blue said...

Sim, manter blog - e manter os vínculos criados através dele, o que também é importante - requer MUITO tempo disponível.

Eu (infelizmente) tenho tido todo tempo do mundo pra blogar porque estou em casa desde julho sem trabalho (terminei 9 meses de estágio e parece que voltei à estaca 0, coisas de Holanda).

Mas pra você e Line que trabalham deve ser mesmo complicado arrumar tempo pra blogar! Pelo menos vocês ainda não tem filhos pra criar (a não ser os de quatro patos)...porque filho toma um tempo danado, hehehe. O meu já está crescidinho e cada dia mais independente :-)

Beth Blue said...

Eu adoro Jip e Janneke, foram os primeiros livros que li quando ainda estava estudando holandês!!!

E amo a Nijntje (tenho até uma escondidinha no meu quarto). Sem falar nos livros do Max Velthuijs, um clássico da literatura infantil holandesa! Meus favoritos são: Kikker is verliefd, Kikker is bedroefd e Kikker en de vreemdeling.

Simone said...

Fefa que bom te ler de novo!

O filhote de 4 patas aqui ganhou uma roupitcha nova de dia das crianças. Eu trouxe uma galinha pra ele da Holanda, e foi o brinquedo que ele mais amou até hoje, preciso trazer outro logo.

Feliz da vida que você voltou, e que está tudo bem, sem papo de eleição rs

Beijao

Fefa said...

Tati, Estou tentando voltar!!! Sim, menina! Elvis! E agora na melhor versão oktoberfest. haha é um barato a galinha. Só grita demais, mas a Kira adora. A filhtoa é uma figura. Uma fofa. Cheia de personalidade. É, tati! Hiper exigente. Descobrimos quando estamos dentro e quando temos menos tempo. É, verdade. Vou tentar criar uma regularidade de 1 ou 2 por semana tb. Espero q de certo pq estou curtindo muito. Beijocas!!!

Fefa said...

Linoline, finaRmente. Mas, ocê sabi cuméquitá, né?! Eu não sei se tem que cobrir, mas nao quero arriscar, pq está tão linda!!! Sim, se vc colocar o vaso dentro de casa não tem problema. Se o vaso ficar do lado de fora TEM que cobrir. Vaso com certeza! Você tem que embrulhar o fazo com o plástico como uma saia de árvore de natal. Mas, eu colocaria na casa de vidro. Ah, nada melhor que um irmão fofo! Dia 31 eu vou trabalhar nas eleicoes, se vc quiser me encontrar la depois... ;-)
......................

Eve, hahahaha obrigada! mas se eu nao tivesse nenhuma novidade depois de 1 mês... Nossa, minha vida estaria um tantinho parada, né?! Como esteve por uns meses, ca entre nos hahaha ainda bem que eu tive! Sim, freelas sao sempre bem vindos. quebram um galho danado. Ah, que legal! Foi para onde? vou passar no blog para ver. Pòe política nisso. É, deixe quieto. Melhor. Eu me segurei pra nao falar demais a respeito. Bj!!!!

.........................

Ronda, é. Se os blogs amigos têm menos posts, a gente consegue ler e comentar. Quem dera q o dia tivesse 72horas... Sim sinhô. Fiz desenho industrial/comunicacao visual ;-) Ah, Ronda, obrigada!! heheh é, uma ilustracao minha. Eu enrolei para comecar o blog pq queria ter um header e nao conseguia fazer um. complicava demais. ai qdo descompliquei, deu certo. Obrigada :-) hahahahah pode deixar! lançarei em parceria com a moura brasil! Nossa, valeu mesmo! fiquei vermelha :-P

Bj

......................

Oi, Analice! Um bom colo é sempre bem vindo, não?! E às vezes uma comidinha com cheiro de casa de vó, jeito de casa de màe são um bom colo também! Eu tenho que postar as fotos da hortinha... Agora que o frio está chegando ela está encolhendo, mas ainda está legal. o Kiwi está enorme, a abóbora cresceu por toda parte... Frio no Brasil? Sério? o clima tá doido!

...........................

Beth, e eu não consigo não fazer de qualquer jeito. Por isso demoro a postar e as vezes comentar... É tão importante, uma vez q estamos dentro, nos dedicar ao blog e aos blogs amigos... Beth, eu fiquei 1 ano em casa. Só nos freelas. Tinha horas que eu me descabelava, mas sabia que era uma pausa necessária. Tinha que cuidar de mim. Eu ainda estou no esquema de uitzendbureau, mas até que gosto e as minhas intercedentes são ótimas. Sim, sem filho facilita. Ainda mais por aqui que é tão complicado colocar numa creche, sem familia por perto... Cuidar como queremos... Eu adoro ler quando voce escreve sobre seu filho. Vcs tem uma relacao tao legal, tao bonita... parabens. Jip n janekke tb foram meus primeiros livrinhos, junto com meneer pen e floortje. o nijntje é um charme!

Fefa said...

Oi, Simone!
Eu posso dizer o mesmo! que bom te ler por aqui de novo e tb no blog! Ohhhh, imagino o johnny de roupinha! que fofo!!! a Kira é grande. Só acho roupa sem graça hehehe Sim, pelo menos ate dia 31!

Beijocas!

Dani dutch said...

Fefa, tudo bem?
Fefa eu também ando assim meio sumida, e gosto do blog, mas confesso que dá um trabalhozinho mesmo.
TRabalho de tarde e tenho só as manhas pra dedicar ao holandes, casa, mercado, etc... e durante a semana nao passo pelo blog, só se eu tiver feito tudo que eu tenho que fazer, e sobrar um tempinho extra. e bem vinda de volta
bjuss

nivaldo borges said...

hospedagem de sites