Thursday, September 9, 2010

Ter que relaxar...


Boa tarde! Ô tempinho "maomenos"! As chuvas chegaram com tudo! Nossa! Mas, depois de um verão seco como foi, não posso reclamar. Vamos ao post:






Foto (perfeita, não?): dreamstime.com 

Sumi por uns dias e vou continuar "sumida", ou "menos freqüente" (já falei que comigo o trema ainda não caiu!) por aqui. Minhas ziqueziras corriqueiras estão quietinhas, nada demais. Mas, arranjei uma contratura muscular ali pelo trapézio e num "óide" da vida que me tirou do sério, do PC (só passava para ler vocês por aqui e nos blogs e noticias), das caminhadas, de... Ah, de quase tudo. Total frankenstein. Toda dura. O E. foi tentar soltar os nós e disse que estava igual a concreto. Isso para quem tem fibromialgia (e um dos tender points é justamente ali) não é nada legal! Mas super normal quando se é tensa e ansiosa de nascença - o que leva ao estresse que leva a tensão que leva ao estresse que leva ao transtorno de ansiedade que leva à compulsão que leva ao estresse que leva à tensão que leva à fibromialgia que... AAAAAHHHH! Caiu nessa rede, nesse ciclo para sair é complicado. 

Tive que repensar as prioridades, dividir o tempo, achar jeito de relaxar, voltar a meditar, me alongar, praticar meu silêncio... Aí o bloguinho ficou quietinho também. Eu tenho que fazer yoga e voltar a nadar (o verbo é TER mesmo. Exigência da fisioterapeuta). Eu já estou para começar ("estar para começar" é uma merda) faz tempo, mas uma coisa enrola a outra... Aí a Line (sim, dona Meias-palavras é minha amiguim real, de carne e osso e telefone e mora apertinho) estava na mesma, tinha que fazer yoga aí a gente pensou em fazer juntas, aí a gente se enrolou, aí eu continuei enrolada e aí... Aí ELA começou e amou! hahaha E eu estou feliz da vida por ela! Apesar de quase vizinhas, ela tem uma perto da casa dela e eu tenho uma em frente a mim, ou seja, não vamos fazer no mesmo espaço mas dividiremos logo logo a yoga como parte de um estilo de vida mais bacana. 

Mas, a contratura?! Ai, como dói a contratura! E relaxar um músculo tensionado dói ainda mais... E eu não consigo. Seções de tortura massagem do E., daquelas que a pessoa pega o ponto, o nó e esfrega, aperta para tentar soltar e deixar o sangue correr melhor no musculo, com direito a cotovelo e joelho quando o dedo e os nós da mão não deram vazão ("procêis"verem); compressa morna com saco de sementes de cereja (próprio pra isso! Não vão comprar um monte de cereja no mercado, chupar e esquentar o caroço, né?!); banhos e mais banhos de banheira (recomendo!!!!) com sabonete líquido e óleo para banheira de zimbro ("tiger balsam"/juniper - EN, genevrier - FR, jenever - NL), e lavanda para relaxar; alongamento; muito jacobson de manhã cedo... 

E aí, na quarta noite sem achar posição e só dar umas cochiladas rápidas me rendi! Saí correndo para a drogaria e comprei um analgésico para dores musculares, reumáticas e lombalgias. Perfeito! Ah, gente! Eu tentei de tudo. Não deu. Só que, antes de tomar, fui obrigada a tentar uma seção a mais da tortura massagem e, sem exagero,  foi o que realmente aliviou. No primeiros dias eu chorava de dor e pedia clemência, aos poucos foi aumentando a duração e a pressão e aí no sábado eu tive que segurar o tranco e valeu a 1 hora de ais e uis. Finalmente conseguia levantar sozinha, abaixar (ok, cheia de dor e dura, mas conseguia). O analgésico foi mesmo para "garantir", aliviar o que faltava. 

É isso! Já estou 95% livre do treco, mas ainda tenho que pegar leve e, mesmo depois que ficar 100%, vou continuar tomando cuidado. Deixo vocês com as dicas das coisinhas que eu usei nesse intensivão contra contratura:

Saco de sementes de cereja para compressa quente
O meu é o Oma's Kersenpitzak ("Saco de semente de cereja da vovó" em tradução literal hahaha) e tem em formato de "U", coração e retangular. Comprei na "DA". Eu adoro! Antes de usar só tem que umedecer um pouco e colocar no microondas por 2 minutos. 
Saco de sementes de cereja para compressa. Essa é a marca que eu uso

Tem uns super bonitinhos em formato de bichinhos (tem bolsa de água quente com capa de bichinho de pelucia também! Lindas! Eu tenho um leão, mas uso mais no inverno para esquentar os pes debaixo do edredon. Ainda por cima tenho "pé frio". Pécolé, segundo a minha mãe"). 
Saco de sementes de cereja para compressa em formato de cachorro
Sabonete líquido e óleo para banheira de Zimbro
Sabe aquele cheiro de gel para lesão? Meio cânforado? É Zimbro. Eu nunca tinha visto em sabonetes até o natal passado quando o E. ganhou um da Kneipp (adoro! ótimos produtos. alemã ). Depois eu descobri que, além do sabonete líquido, há sais de banho e óleo de banheira da mesma linha "Soepele Spieren" ("músculos suaves"ou coisa do tipo. Não vivo sem. Qualquer perfumaria e dorgaria por aqui tem. O site holandês da Kneipp é muito melhor que o internacional: http://www.kneipp.nl . A lavanda eu usei do quintal mesmo! Mas a Kneipp também tem uma linha de lavanda.
Sabonete Líquido
Óleo para banheira
Sais de banho
Jacobson - Técnicas de Relaxamento Muscular Progressivo. 
Eu conheci os exercícios/a técnica de relaxamento do Dr.Jacobson durante a terapia. Ganhei um CD com os exercícios guiados (Se alguém quiser, eu posso até copiar, mas está em holandês) da minha terapeuta. É maravilhoso. São exercícios de contração muscular seguidos de relaxamento. Para quem vive com os músculos tensionados como eu, é ótimo. Não tem mau humor que resista. Na internet existem exemplos, listas de exercícios... Ganhei uma lista também na fisioterapia, mas ainda prefiro o CD guiado. 
'
Vou ficando por aqui! E ter que relaxar, ser obrigado a isso geralmente não é fruto de boa coisa (seria se fosse de espontânea vontade), maaaassss... O resultado é positivo e é uma forma de você se tocar de que está abusando, ou fazendo coisa "errada". E é uma forma de começar um estilo de vida mais saudável! Relaxe!

Beijocas!!!

P.s:Eu não vou colocar imagem, nem destinar um tópico para o analgésico porque não acho legal. O nome é Aleve Intense, aqui passa direto na televisão, do tipo de remédio (dos poucos) que vende em drogaria (sem receita então). Mas tem várias restições. Portanto, recomendo a procurar orientação médica ao invés de se medicar de cara (sem blablabla para ficar bonito no blog). 

19 comments:

She said...

Eita ferro! Se cuide aí, eu ando tão ausente dos blogs queridos, mas voltarei com calma... beijo, beijo, melhoras e se cuide! ;)
She

Paula said...

Já recebeu Reike? Acupuntura tb parece que ajuda muito para dores desse tipo. São terapias alternativas, mas de repente podem te ajudar.. Melhoras para vc! beijos

Fefa said...

Bom dia, meninas! Obrigada pelo apoio! Está beeeemmm melhor!

She, espero que vc de conta dos prazos ;-) Mesmo sendo/parecendo "impossível", tente respirar, relaxar! e como vc disse, volte com "calma". ;-) Boa sorte!

Paula, reiki eu nunca tentei! Boa idéia. Vou ver se descubro por aqui. Eu adoro acupuntura. Realmente ajuda/resolve. E sabe que o plano cobre? Qdo voce fizer seu seguro saúde por aqui, lembre-se de dar uma olhada nas "alternativas". O meu cobre acupuntura, quiropratico, terapia por hipnose e outras coisas mais ;-)

Beijocas! e , de novo, obrigada!

Eve said...

Ai menina, que situação! Pelo menos, arrumou-se um jeito e vc está melhorando. Conheço tb outras mulheres com fibromialgia e sei que incomoda bastante. Isso é chato.
Bom, já vi vc comentando várias vezes no blog da Line e vi a indicação de selo no blog da Tati, aí resolvi vir conferir. Gostei! ;)

Melhoras!
Bjs!

Jaboticaba Preta said...

Oi fefa! Muito obrigada pelas palavras la no blog! Valeu a forca! Beijocas :D

Paula said...

Não sabia que o plano poderia cobrir não, que ótimo! Qdo eu fizer o seguro-saúde vou dar uma olhada nisso. Obrigada pela dica! beijinhos

Gisley Scott said...

Relaxe, tenha um descanso merecido e fique 100% boa! a gente te espera aqui, bjos!

Ronda said...

Olá Fefa!

Eu sei que é feio, mas não pude deixar de achar graça na sua fibromialgia, ou melhor, na forma como você a descreve.

Nunca tinha ouvido falar em compressa de saco de semente de cereja. Se não funcionar, pelo menos dá pra plantar e ver se nasce uma cerejeira :-)

Abraços e espero que esteja 100% logo!

Gisley Scott said...

Passando por aqui pra dizer que hj tem selinho pra vc!

Bjos!

link : http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/2010/09/esse-veio-com-o-iso-virtual.html

Macá said...

Fefa
Olha, tá difícil isso heim?
Eu, às vezes, tenho uma contratura muscular e recorro a acupuntura. Da última vez me aconselharam a reflexologia, conhece?
Eu saí de lá ótima, andando ereta, e está me fazendo muito bem, por tratar outras coisas junto, principalmente a ansiedade, que por sua vez traz o stress.
Mas ainda bem que você está melhor.
um beijo

Tatiana said...

Fefa querida!!!
Que sufoco amiga, mas as vezes precisamos passar por certas coisas para desacelerar,nao é nao?
A meditação e a yoga vão te fazer muito bem, eu ja fiz os 2 e sempre falo que recomeçarei,mas o primeiro passinho sempre é o mais difícil,ne?
Eu conheci a Line outro dia, nao sabia que eram amigas, acho que comentei ate no post da yoga!!Vou aproveitar e fazer outra visitinha la!!
Aqui estaremos te esperando Fefa, pode ficar tranquila, so nao nos abandone, apareça de vez em quando, nem que seja com um post pequeno 1 vez por semana!!!
Beijocas e se cuide amiga!!!

Line said...

"Não vai chupar a cereja e esquentar as sementes não hein!" Hahaha, Poxa Fefa, por que não? rsrs

Eu tenho um saquinho desses, mas parece que dentro tem tipo areia, sei lá. Não sei se é semente não...vou procurar saber!

Seria tão bom fazer yoga juntas, mas realmente tendo aulas de yoga na frente da sua casa, não faz nem sentido sair daí e ir lá pra perto de casa. Que, aliás, nem tão perto assim da minha casa é, rs.

Seções de tortura, hahaha. Coitado do E.!

Fefinha, adorei o sábado, e amanhã tem mais! Oba!!!!

Beijo nas crianças!!!

Fefa said...

Oi, todo mundo!!! Nossa, que legal ler vocês! Muito obrigada pela força!!! Pelos votos de melhoras!!! Está indo. Já está ok, mas eu ainda sinto que está "sensível". Vou ter que pegar leve, mas em geral.

Respondendo:
................
Oi, Eve! Sim, estou bem melhor. Agora é só ficar de olho ;-) Fibromialgia é um saquinho mesmo... Ah, Bem vinda! Também já te vi comentando pelos blogs da vida! Que bom que gostou. :-D :-D Volte sempre. Obrigada! Bj!!

...................

Jaboticaba, não precisa agradecer ;-) Boa sorte!

...................

Paula, cobre! O meu é VGZ e tem uma boa cobertura, programas de alternativas... De nada ;-) Beijo!
........................

Oi, Gisley! :-D Obrigada! Ah, e obrigada tb pelo selinho! Adorei
.............

Roberto, hahahahahahahahahahahahahahahahaha não tem problema! :-D hehehe verdade! Eu tenho uma cerejeira no quintal, mas da japonesa (sakura, que não dá cereja :p). Esses sacos são otimos! Existe com outras sementes também. Eles esquentam na medida certa, e o peso é perfeito tb. Obrigada!!! Abs!!!

...........

Oi, Macá!! Bem vinda! Legal te ler por aqui! Comentei até na Tati que passaria no seu blog. Passei, li, adorei (gente, recomendo!)mas acabei não comentando porque foi bem no meio dessa coisa toda. Acupuntura é otima! Eu ainda não fiz aqui pq não descobri ainda um bom lugar para fazer. Reflexologia eu conheco, muito bom, mas nao passou na minha cabeça fazer para as costas! Claro! Tem relacao! ótima idéia! Obrigada. Beijo!
................

Tati, põe sufoco nisso. Mas, passou. Agora é so pegar leve para não ter de novo. Sim, é um último apelo do nosso corpo, né?! Não demos atenção aos sinais, aí tem que reagir com força :-P Sim, começar/recomeçar é o mais difícil. Até virar habito.... ufa! A Line é minha "cumadi". Coisa irritante da minha vida (brincadeira! adoro). Morava em Niterói, como eu, e mora aqui pertinho. Ah, que linda! Obrigada! É, vou voltar já já. Pequeno post é que é difícil comigo, mas vou tentar hahahahahaha Ainda estou devendo o de trier (da viagem ao vale do mosel) que vai ser com certeza enorme, mas tb gostoso de escrever.

............

Coisaline, pq não? Pq é o cumulo da holandesisse hahahahaha Existem outras sementes diferentes. A sua pode ser outro tipo. Seja qual for, são otimos. Esse meu é super bom, comprei na DA. Comprei o em "U" pq serve para o pescoço e também da para colocar nas costas, pernas... Seria ótimo yogar com vc. como não dá... :-P dividiremos as fofocas de yoga! Ah, coitado? Coitado pq vc nao passou por isso. Eu te dou uma palhinha amanhã! :-P Assim, depois é perfeito! É mágico. Mas, durante... PQP. Tb adorei nosso sabado! Bem espontaneo hahaha muito bom! Voltem sempre, viu?! As crianças estao aqui tirando o meu couro :-P Beijocas e até amanha!!!!
....................


Beijo beijo beijo!!!!!

Unknown said...

Relaxar nunca é demais e com um problema desses melhor ainda, queria eu que o rosinha desatasse meus nós...hahahaha

Volte logo e melhoras!

Beth Blue said...

o que leva ao estresse que leva a tensão que leva ao estresse que leva ao transtorno de ansiedade que leva à compulsão que leva ao estresse que leva à tensão que leva à fibromialgia que... AAAAAHHHH! Caiu nessa rede, nesse ciclo para sair é complicado.

Te entendo tão bem...embora não tenha fibromialgia tive hérnia e costumava ter muita crise de enxaqueca quando o estresse era demais...

O único conselho é RELAXAR, o que você já está fazendo...Eu fiquei meses de molho por causa da hérnia e aproveitei pra ler muito ;-)

Beth Blue said...

Já fiz muita ACUPUNTURA no Brasil (e alguma aqui em Amsterdã) e recomendo!!! E também já fiz algumas sessões de REIKI...maravilhoso. Mas é preciso no mínimo umas 4 sessões pra sentir os resultados.

Só parei porque é caro e o seguro não cobre todas as terapias alternativas. Agora me deu uma vontade...

Fefa said...

Ká, é verdade! E como faz bem!!! nossa! Ah, peça para o rosinha aprender! Dói como o quê durante, mas depois... se un nó é desatado ou afrouxado, vc sente o sangue correndo solto pelo musculo, ai é muito bom!
Obrigada! Estou voltando aos poucos!

.........

Beth, hérnia é um saco, não?! Meu pai operou lá em 82, 83, ainda bem novo e agora arranjou outra. Mas no Brasil estão evitando a cirurgia e sugerindo tratamento com pilates, alongamento, fisio, aplicacoes locais... E acupuntura realmente é uma benção. Fiz em Niteroi e amava. As dores de cabeça por compressao, tensão são terríveis!!! e não passam! Nossa. O melhor mesmo é alongar, nos esticar... Relaxar! Sim, tenho lido muuuiiitttooo tb. Volto com 1 mala cheia hahahah. Estou pensando ainda no que eu vou trazer em fevereiro.

O meu VGZ cobre acupuntura, hipnoterapia e outras...

.............


Beijocas, meninas

Suedivaldo said...

Oi Fefa, Tudo bem?
Que bacana esse seu blog, muito interessante estou lendo vários textos aqui. Esse mesmo ta incrível. Parabéns pelo Blog e pelos Textos.
Vou continua acompanhando seus textos, pois já tou seguindo já. Segue o meu lá também, tem um trabalho bem bacana.

http://galeriadephotoos.blogspot.com/

Saudações, Abraço!

Suedivaldo

Fefa said...

Oi, Suedivaldo.

Bem vindo. Que bom que gostou. Vou passar pelo blog :-)

Abs