Wednesday, September 1, 2010

Outono no verão...


Início do outono passado aqui no parque

Uma das coisas que eu mais curto por aqui é viver as quatro estações. Ter as quatro estações bem marcadas, ver a transição no clima, na paisagem, nos animais, nas pessoas... Adoro. Mesmo o inverno - sempre fui muito friorenta - me encanta! Aprendi a apreciar e admirar. As paisagens são lindas! Quando a neve cai, cada cantinho é um cartão postal. Um sonho! Ir aos bosques no inverno é entrar num mundo paralelo. Um frio do cacete, verdade! Ainda mais aqui que, além de sapolândia e tamancolândia, é chamado de ventolândia. Tem um tal de vento siberiano (já imaginam pelo nome como seja, né?!) que quando entra no inverno corta a pele e quase nenhum casaco segura. Mas, mesmo assim, é gostoso. Além do mais, com a estrutura que há, é mais fácil um frio negativo por aqui do que um invernão no Rio. Fotos: O Parque no inverno:


Enquanto em Niterói, quando o inverno queria ser inverno, eu dormia com pijamões, meias e mais meias, 2 edredons,..., por aqui eu durmo com meu edredon, ligo o aquecedor para entrar no quarto e "degelar" o colchão - depois desligo- e no meio da noite estou tirando meia, calça de moleton, durmo com um pijama normal. Aquecimento nas casas, nos carros, ônibus e trens, nos bares (em alguns "clubs" dá para ficar com uma blusinha de alcinha tamanho o calor pelo amontoado de gente) e lojas, casacões abençoados, segunda pele, ceroulas (huahauhauhauhauahua) e, claro, os hábitos daqui (entrar a cada meia hora - exagero - em um cafe, bar ao andar na rua para tomar uma bebida quente, por exemplo) deixam tudo mais fácil. O que realmente incomoda é o "escuro". Dias curtos demais. Quem trabalha não vê o sol. No auge do inverno, luz só depois das 9 e até as 15h30, 16h é normal. Isso deprime. Peraí? Cadê o lado bom? Só a paisagem? Não! Fotos: O Parque no inverno:


Quando a neve cai, os lagos congelam, o povo deixa a hibernação de lado e vai para a rua. Cada criança repolhuda linda em seus casacões e narizes e bochechas vermelhas andando de trenó, puxando o irmão menor num trenozinho, muita gente patinando nos lagos, guerra de neve, bonecos de neve,... Sorrisos até. Bolotas de sementes e gordura vegetal no quintal para alimentar os passarinhos, ver as árvores branquinhas ou só carecas cheias deles atacando a comida. Jogar sal junto com o vizinho na calçada vira um momento de confraternização... E o natal! Ah... Eu amo natal! E, como eu moro na parte católica da Holanda e a "família limpa" vem também do sul católico, nós temos um senhor natal! Fora são Nicolau, ano novo (ok, esse eu prefiro o de Niterói, na praia)... E minha filhota quatro patas! Minha batatinha ama neve! Enfia o nariz no gelo, rola, quebra o gelo do lago com a pata só para fazer buraco... Nos faz sair de casa e somos agradecidos por isso. Um vinhozinho, um chocolate quente, um queijinho... Uma lareira... Ou uma salamandra do lado de fora... Fotos:O Parque no inverno e a Kira chafurdando na neve:


A primavera que chega devagarinho, trazendo aos poucos um sol, os dias que vão amanhecendo antes e dormindo depois... O calorzinho frio no rosto... Os bulbos, que são plantados entre o outono e o inverno e passam tantos meses hibernando, começam a aparecer: Tulipas, Jacintos, Narcisos, Crocus mil e de todas as cores. Flores campestres, malvas, margaridas... Keukenhof é imperdível! Appeltern, bem menor, também! Coelhinhos selvagens (marrons com rabinho branco) saindo da toca e enchendo os gramados, toupeiras (!) cavando por todo canto e afofando a terra para a gente plantar, patinhos, passarinhos lindos atacando o amendoim e o girassol que penduramos no lugar das bolotas... As folhas voltando às árvores, as pessoas se espreguiçando do inverno, reclamando do clima, seja lá como ele for... Ainda frio o suficiente para um cobertor, mas com dias de "calor" que nos faz correr para um casaco mais leve, ou dias quentes em que dá para sair sem casaco... O dia da Rainha, que deveria ser o aniversário da rainha atual (Beatrix), mas como essa faz aniversário no inverno (31 de janeiro) decidiram manter o aniversário da mãe, rainha Julianna que fazia na primavera (30 de abril)! Ah, a praticidade holandesa! hahahah Fotos: Kukenhof, o famoso parque das flores; o dragão em homenagem à China (impossível em 1 foto); a fazenda de tulipas.


O verão ameno com alguns dias de extremo calor - 30oC por aqui é pior que 35oC, 40oC no Rio! - tudo verdinho, as pessoas do lado de fora sugando a vitamina D para o resto do ano. Um monte de lagartixas brancas ao sol, desesperado por um bronzeado (e ficam bronzeados!), festivais, shows, eventos ao ar livre por todo canto... Roupas coloridas e muito coloridas! As combinações mais estapafúrdias revelando que aqui temos direito de ser e usar o que somos e queremos. Adoro isso, até porque nunca "soube me vestir", seguir um estilo, combinar... Criançada de férias, pais idem, trânisto mais calmo, lojas e mercados vazios... Os bares colocando as cadeiras para fora, os "terraços" lotados... E dias longos, muito longos! Das 5 às 23, 22h30 com luz do sol. Andar no bosque e comer frutinhas do bosque, amoras por toda a parte... Que delícia! Fotos: Dente-de-leão pipocando no verão, a praia com a holandesa ao sol, encontro de brasileiros, festival em tilburg


E o outono! Que eu acho a estação mais bonita na Holanda. É! Ainda mais que a primavera. Não temos as cores loucas das flores, mas temos as das folhas. O dourado, marrom, misturados ao verde, com o sol batendo... É lindo! Entrar no bosque durante o outono é tão mágico quanto no inverno. Parece que a qualquer momento fadinhas vão passar por você, ou gnomos vão te atropelar... Não, não precisa estar doidão para isso hahahaha É só baixar a guarda! Falando em gnomos e doidões, no outono pipocam os cogumelos das mais variados tamanhos, cores e formas. Inclusive o cogumelo que todos nós já desenhamos um dia, o cogumelo casinha dos smurfs, banco de duende... Aquele cogumelo de contos de fadas vermelho de bolinha branca. Sim, eles existem. Fotos: 3 que eu achei pelo google ;-) Nesse outono vou lembrar de andar com a câmera


Mas, eles são mágicos! Não, não que sejam alucinógenos é que, se você procurar, provavelmente não vai encontrar. Como se eles se escondessem dos "caçadores". Aqui você tem que achar por acaso! E uma vez achado e "divulgado" vira atração e um monte de gente corre para tirar fotos. No outono as plantas começam a se empreguiçar, se encolher, no fim do outono muitas perdem as folhas, as abóboras pipocam nas plantações e nas decorações, os folders das lojas chegam cheios de botas e casacos desanimadores para quem estava curtindo o verão, as galochas aparecem nas mais diversas estampas lembrando que a sapolândia é molhada. Um chazinho cai sempre bem e melhor do que um ice tea...  Fotos: O parque no iníciozinho do outono


E o título? Ah, gente... O outono já chegou!!! E ainda faltam 20 dias para ele ser anunciado oficialmente! O calor sumiu e não estou falando do calorão que tivemos por uns bons dias aqui não, o calorzinho mesmo, o verão ameno típico! Sumiu! Dias frios com máximas abaixo de 20 e 20 se tivermos muita, mas muita sorte. Noites e manhãs geladinhas! Hoje às 7h15, quando saio com a filhota, estavam 7oC!! As lojas já anunciam há algumas semanas a decoração de outono com gnomos, cogumelos, abóboras, folhas; casacos, botas... O fim de semana passado e a semana passada foram super gelados, molhados! Com enchente digna do Rio no verão! O solzinho está aqui e eu até gosto de "solzinho de serra", quente e frio ao mesmo tempo, mas tudo a seu tempo, né?! Agora, que estamos tendo outono no verão, espero que o inverno seja mais ameno!

Beijo!!!!

19 comments:

UMA ESPOSA EXPATRIADA (ONE EXPAT WIFE) said...

Antes de mais nada, AEI AS FOTOS!
Alias, tb adoro tirar fotos das minhas flores e dos meus bichos no jardim! Ja fiz até um VIDEO SO COM AS FLORES no YouTube! E estou preparando a dos bichos ((até uma cobra já apareceu por aqui!).

Mas...
Fefa! Fiz o curso de Direito na PUC-RJ e, claro que sempre foi minha 1a. opção, pq sempre ´´combinei´´ com a carreira, mas saiba que eu cheguei a fazer a PROVA PARA DESENHO INDUSTRIAL TB, ACREDITA? E sabe do que mais? Nao passei pq na hora da inscrição... anotei errado a lingua para ESPANHOL e fiz a prova de INGLES... alguma coisa assim que me ´´tirou´´ 100% da parada! Mas cheguei a fazer aquela Prova pre-qualificadora (ainda existe?) e tinha passado! Lembro exatamente do Vestibular! Coisas da vida...

Simone Aline said...

Fefa,
adorei o blog (a começar pela imagem do cabeçalho)!!!! rsrsrsrs
E estou encantada, literalmente, com esse post, logo de cara!!!
Primeiro pelas fotos, segundo por tudo o que escreveu... e estou imaginando cada cena... e os fofuxos de bochechas rosadas!!! Ai que lindos!!! rsrsrsrs
Chega até a dar vontade de passar um ano inteiro na Holanda, só pra curtir cada detalhe desses!!!
Grande beijo!!!

Maíra said...

Também acho lindo ter estações definidas! Agora... o que é aquela sua foto no campo de tulipas??? Pode dizer, é montagem, né? Hahaha! Muito perfeito!

Gisley Scott said...

A Holanda é mágica vista pelos seus olhos.Amei como vc descreveu.Eu amo o outono por aqui.Tem aquilo friozinho mas sem ser aquela loucura do inverno e tb sem aquela África de verão :)

Bjos

Mulher na Polícia said...

Oi moça,

Passei um tempão por aqui hoje... você tá no paraíso!

Mas aposto que também morre de saudades do Rio. Imagino que sente falta da comida também, né? Eu sentiria.

E a polícia aí... tem muita diferença da polícia do Rio? (uahahahahahahahahahaha)

Super beijo pra você.

Fefa said...

Olá, todo mundo! Vou tentar responder rapidinho (sei q nao vou conseguir)pq estou toda "dura", com uma contratura horrivel desde ontem, mal me mexo (malmemexo, gostei hahaha) ;-)Por isso tb, vou sumir um pouquinho daqui e dos outros blogs (até li os últimos posts, mas vou ter que segurar a onda). Daqui a pouco passa e eu volto ;-)

..........

Renata, obrigada! Menina, eu tb! Eu tiro foto de cada novidade no quintal. Dos tomates, das pimentas, dos patos, das borboletas... ahahah Adoro! O E. diz que eu sou turista japonesa e não sei. Cobra? Aqui não tem... Tenho que me "contentar" com os coelhos e as toupeiras mesmo :-P
Sério??? Que coincidência!!! Não, pelo menos quando eu fiz, não havia mais habilidade específica eliminatória. Eles faziam um teste na 1a semana de aula e quem não passava fazia uma matéria extra. :-) Beijoooo!!!

................
Simone, obrigada!!! O ilustração do cabeçalho é minha e foi super enrolado terminar... Ficava mudando, mexendo, querendo incluir ideias... Qdo eu parei cm isso e cortei os exageros, ficou como eu queria :-P Ah, que bom que gostou!! As crianças são muito lindinhas. No inverno com aqueles casacoes viram bonecos michelin coloridos. :-D Beijocas e obrigada pela visita! Volte sempre
..............

Maíra, estou falando que vcs têm que vir para a primavera... ;-) É uma fazenda no caminho para o Keukenhof. É um escândalo. Eu embasbaquei totalmente: fiquei vesga, de boca aberta e babando (linda cena, não?! :-P) hahahaha

.........

Oi, Gisley! Obrigada :-D Eu amo o outono por isso. Alias, as meias-estaçoes são mais bonitas que as altas, não?! A luz do outono no Rio é sem igual... Beijinhos

......

Olá!!! Bem vinda!! Ainda não consegui comentar no seu blog por causa do que eu falei lá em cima! Estou adorando ler os posts com calma. :-D Obrigada pela visita, viu?! Aqui é ótimo de morar, mas tb não é o paraíso. Tem um lado ruim beeem ruim. E, claro, morro de saudade do Rio! Daquela informalidade, espontaneidade, do clima... Fora a família, os amigos, os lugares, que eu nem preciso falar. Ah, a comida... Eu até tento fazer em casa, mas não é a mesma coisa ahahah A polícia? Nossa, a diferença é absurda e renderiam posts enormes... Se eu te falar que nego pode mandar policial ir "pastar" (sendo delicada) e nào é preso por desacato (nem uns "tabefes" toma) ajuda a formar o quadro? :-P volte sempre!!! beijocassss

Line said...

Fefa,

Que fotos lindas, adorei!!!!Mas confesso que eu ainda não consegui curtir o inverno não. Talvez seja por causa daquela zica que deu nos meus pés, não sei, rs. Só sei que eu acho o inverno lindo nas fotos, nas fotos, apenas, rs.
Eu acho o outono lindo também, tem tantas cores, tantos tons de laranja, marrom e dourado. Sem contar que eu adoro ir roubar, digo, pegar castanhas na floresta, rs. Eu amo a primavera daqui, tudo fica tão lindo!

Beijos e te ligo!

Dani dutch said...

OI Fefa, tudo bem?
Sumi um pouco porque peguei uma gripe que nem os benegripes, multigripes seguraram..
Eu amo o Natal, a decoração, o clima natalino, tenho a impressão que nesta época as pessoas vão ficando mais solidárias,... amo andar pelo centro da cidade, ver os enfeites, as ruas todas enfeitadas, as casas, é o meu momento preferido do ano.
bjuss e bom fim de semana

Tatiana said...

Feeeefa...que foto espetacular aquela sua nas rosas laranjas!!!(É você,ne?)!
Que invejinha estou sentindo de você agora...hahaha...voce tem as 4 estações!!!! So por isso vale aguentar ate vento siberiano..rsrsr
Quer dizer que escurece as 4:00...woow...isso é brabo, mas como é por pouco tempo da pra curtir,ne??A noite fica mais longa,volta-se mais cedo pra casa...
Aiiii...Feefa,com a sua descricao dos eventos em dezembro me senti la, babei..rsrs..fiquei imaginando a sua filhota la cavando..rsrs
E aqueles cogumelos??
Adorei Fefa,que fotos lindas!!
E ai? Ja melhorou da contratura? Realmente não da pra ficar no computador, te entendo perfeito.Eu também não tenho entrado muito por causa de uma maldita gripe...coisas chatas da vidinha!!!
Mas hoje quis te fazer uma visitinha porque não passava há uns dias aqui!!! E adorei!!

Beijao!!

Tatiana said...

Ups...acho que errei...nao sao rosas, sao tulipas??? Nota-se que sou um zero a esquerda a respeito das flores...rsrs

Belen Art said...

Hermosas fotos Fefa, especialmente las de los tulipanes y las de los "dandelion".

Fefa said...

Line, vamos no efteling no inverno (isso já ajuda a gostar do inverno :-P ), vamos passear juntas aqui no parque na neve num dia de sol com as filhotas correndo e depois tomar um "quentão" no boteco, ai vc tb vai gostar do inverno heheheh Claro que não é a estacao mais legal, mas dá para arranjar coisas legais para fazer. Acredite! Ei, então já está na hora de ir roubar/pegar as castanhas de carvalho (tb adoro) nos bosques! Tá cheiooooo! Os esquilos já estão a toda, viu?! E tb, como te disse no tel, lotado dos cogumelos legais :-P A primavera é u escandalo de cores, ne?!

...................................

Dani. Que bom te ler. Ah, mas agora começam as gripes ;-) Se cuida! Eu tb amo! Exatamente por isso! E adoro a tradicao dos cartoes! Adoooorrrooo receber e mandar.

................

Tati, hahahahah sim, sou eu e sim, são tulipas hehehehe. É uma fazenda de tulipas! Essas fazendas são um escândalo! Sim, eu amo as 4 estacoes, mas a escuridão... Aff! Anda bem que o verão compensa e ai é sol/luz do dia até beeeemmmmm tarde da noite, ne?! Mas no inverno é importante tomar vitamina D por aqui, ate para evitar a depressao de inverno. Os cogumelos já começaram a pipocar!! Lindos! Estou melhorando, Tati. Obrigada por perguntar. Foi bravo! Forte como eu nunca tive. Gripe é um saco, né?! Entro no chá por aqui apra melhorar e tem dado certo. Que bom te ver por aqui!
..................
Bellen,gracias!!!! Los tulipanes son fantásticos. Los colores más increíbles ... Las formas más diversas ... Las otras flores de bulbos también: narcisos, jacintos, crocussen ... Un mar de color para los ojos! Los dientes de león (dandelions) son especiales, ¿no? A mi me encantan

.........

Meninas! Adorei ler vcs!
Beijocas!!!

Ronda said...

Olá, sua descrição das estações é muita rica, dá pra ter uma boa imagem de como é. Aliás, a foto na fazenda da tulipas chama tanto a atenção que parece até montagem... rsrs
Abraços!

Fefa said...

Olá, Ronda! Bem vindo! ;-D Ah, obrigada! hahahahah verdade! Mas juro que não é ;-) As fazendas de flores são mesmo incríveis! Nós paramos no acostamento para fazer a foto. Mas, claro, não estávamos sozinhos. Várias pessoas fizeram (e fazem) o mesmo hahaha tem até um pedaço da cerca sem arame onde é mais fácil estacionar. Essa fica bem na saída do keukenhof (que só abre 2 meses por ano!). final de abril, para mim, é a melhor época para visitar. As flores estão no auge. ;-)

Line said...
This comment has been removed by the author.
Beth Blue said...

Nossa, Fefa...eu morro de medo do outono, porque depois dele vem o inverno. Meu problema, diga-se de passagem não é o frio mas os dias curtos e escuros...sinto uma falta tremenda da luz, já pensei até em fazer lichttherapie! Eu já sobrevivi quinze invernos aqui mas a falta de sol não acostuma...sorry.

Mas eu também amo observar as 4 estações do ano aqui na Holanda. Minha favorita é a primavera, porque deopis dela vem os dias longos de verão, cafés lotados, festivais, praia e muita witbier! ;-)

E viva as quatro estações.

Beth Blue said...

Só uns pitecos: na Holanda tem cobra sim, aprendi isso com meu filho e meu ex-marido. Eles são verdadeiras enciclopédias ambulantes nos quesitos plantas, pássaros e bichos!!! Aqui mesmo em Amsterdã tem a ringslang. Pequena mas não deixa de ser uma cobra. Felizmente não é venenosa.

Quanto aos cogumelos, não coma qualquer um porque alguns são venenosos! Sério, dá uma olhada nos livros sobre o assunto. Geralmente são justamente os maiores e mais bonitos...

Beth Blue said...

Voltei só pra dizer que tem um post meu sobre o mesmo assunto lá no blog:
http://bethblue.blogspot.com/2009/10/outono-inverno.html

PS. Só achei porque estou reorganizando os marcadores ;-)

Fefa said...

Beth, vc tem razão. No natuur museum vimos sobre a cobrinha que aparece em brabant, que não é essa que vc falou, é uma tb não venenosa chamada Gladde Slang. Aliás, descobri que são 3 as cobras na Holanda!!! Além da "sua" e da "minha" a Adder aparece por aqui também! E essa é venenosa! Mas, mais em Friesland e tb em Limburg.

Jura que vc tme medo do outono?! Eu amo! Adoro as manhas de outono, os bosques no outono... Sim, o inverno vem depois e isso é a unica coisa que eu nao gosto do outono hahahaha E realmente é a escuridão que me incomoda, os dias curtos demais. Eu adoro andar de manhã cedo e no inverno isso perde a graca. Apesar de que, no inverno passado eu curti as manhãs de neve no parque, quando estava comecando a amanhecer (e nao estava chovendo ou ventando hahaha). A filhtoa se esbaldou. Já ouvi falar que a lichtterapie funciona. Deve ser bem legal de fazer.

Sobre os cogumelos, Beth, nao se preocupe que eu não os cato e muito menos os cato para comer heheheh eu os admiro. Eu viajo! Tiro mil fotos, adoro descobrir um novo... Fico louca com as formas e as cores... Amo comer cogumelos, mas os que eu compro nos mercados hahahaha E sim. para cada especie comestivel, existe centenas de venenosas. ôpa! Vou já já ver seu post sobre o outono e o inverno! Deixa so eu terminar de atualizar por aqui. Ui, nem me fale em organizar os marcadores... Eu nem penso nisso, mas deveria hahahaha Beijocas