 |
Jip en Janneke. Annie M.G Schmidt (Sylvia Orthoff holandesa)e Fiep Westendorp |
Bom dia, criançadinha! Parabéns!
Dia das crianças para mim é dia dos filhos. Desde pequena pensava: "Pô, mãe tem dia, pai tem dia, professor tem dia,... E filho?" Depois ainda descobri que avós têm dia também! E o dia dos pais aqui na Holanda é sempre em julho (ou será junho?). Ou seja, 2 dia dos pais. Então, 12 de outubro - com a licença de Nossa Senhora Aparecida - é dia dos filhos e filhotes.
Eu já apertei e amassei minha 4 patas e ela ainda ganhou uma galinha nova! Uma versão "Heinz-Fritz" do Elvis KIPresley. Hein?! Do que eu estou falando? Do
Elvis da Kira. Ele até durou muito! E o coitado cantou tanto que no fim já estava mudo - cá entre nós, ainda bem! Mas, a galinha nova canta que é uma beleza. Fico devendo a foto, mas é exatamente o Elvis vestido para a oktoberfest hahaha Claro que ela teve que dormir com o amigo novo, claro que ela rolou por cima de novo e claro que a gente pulou no meio da madrugada, ela ganhou ontem a noite, com um cacarejar nas alturas. Faz parte.
Essas datas fazem a saudade do colo de "pai-mãe-irmã-avó-cachorro-jabuti-niterói" aumentar. Sempre. Aqui é só mais um dia comum. Uma terça-feira friorenta com cara de dia frio de outono.
Mas, gente, eu sumi! Eu sei! De novo! Para postar post por postar, meia-bomba, prefiro não postar nada. E também, desde que descobri que a blogsfera tem muito mais de rede social do que eu imaginava (com ônus e bônus), não queria correr aqui para postar e ler na pressa os blogs amigos, não deixar comentários ou não ler. A verdade é que descobri que manter um blog ativo requer muito mais do que eu imaginava antes. Não só tempo para postar, alguma coisa sobre a qual escrever, mas também requer que o blogueiro seja um senhor político! Não, não estou criticando ou reclamando hahaha, mas me surpreendi! E assim, tempo que eu pensei que fosse suficiente para cuidar do meu bloguinho como eu quero se mostrou muito, mas muito pouco. Por isso, por exigências da vida real, sumi.
O que aconteceu nesse mês? Vamos ver: andei pegando uns freelas que são sempre bem vindos, mas que me tiraram o couro. Deixei de fazer qualquer outra coisa que não fosse enfiar a cara na "suite adobe". Acordar photoshop e dormir illustrator. Mas, foi bom para me desenferrujar. Tivemos as eleições. Votaram direitinho? Conscientes? Que bom! NÃO, não quero saber em quem vocês votaram, nem preciso saber o que vocês acham de um ou de outro. Sério. Estou cansada de ler e-mails absurdos de um lado e do outro. De ouvir blablabla de um lado e do outro sobre como o eleitor de um ou de outro é bitolado e não vê o "óbvio", óbvio que muda de figura de acordo com o lado. Óbvio. Não votei nem nele, nem nela e talvez não tenha nem votado na outra. Vocês vão ficar na curiosidade. Voto é secreto! O seu também.
Eu transferi meu título esse ano para cá e isso significa que só preciso votar para presidente e nada além de presidente e isso já é uma responsabilidade daquelas. Não preciso mais correr para o TRE para justificar quando chegar ao Brasil. Fui voluntária nas eleições! É, eu sei! Mas eu fui voluntária. Nunca tinha sido mesária. Fui primeira secretária. Adorei a maratona em Roterdã, onde fica a única zona eleitoral dos Países Baixos, no prédio do consulado geral. A estrutura foi incrível. Dos 10 mil e tantos legais por aqui, temos 2003 eleitores inscritos. Desses, poucos menos de 1100 votaram,.o que é uma ótima média. Foram 5 seções, a minha foi maravilhosa! Chegamos às 7h da manhã de domingo, saímos às 18h. O primeiro trem só chegava às 9h... Confusão, correria para arranjar solução. Como chegar no prédio do consulado cedinho? Deu certo!
Depois corremos para comer uma comidinha caseira deliciosa no
Tia Piri Piri, um restaurantezinho caboverdiano com toques luso-brasileiros e com direito a feijoada e roda de chorinho no dia. Recomendadíssimo! Bem bonitinho, bem arrumadinho, comida de primeira, a dona é um doce e tem vários planos para o lugar... Enfim, tudo para dar certo! Eu já tinha gostado do lugar só pelo site. Coisa de "dizainêr" que soy. Ah, Piri-Piri é pimenta malagueta, não tem nada a ver com "Piriri". O que seria péssimo para um restaurante, não?! O frango com molho piri-piri é divino! Bom, mas dia 31 tem mais! Tem mais eleição, tem mais maratona, tem mais chorinho e frango com feijoada. E, apesar de ter ficado um caco no dia seguinte, não vejo a hora de estar com todo mundo de novo.
Ontem fui comprar o rolo de plástico bolha para protejer minhas pimentas e meu maracujá do invernão que está chegando com vontade. Já anunciaram que terá 50% a mais de neve que o anterior, apesar das temperaturas não serem tão baixas como foi ano passado. Então, só posso torcer que as minhas plantas tropicais sobrevivam e gostem da cobertura de bolhas. E que neve muito e a neve fique. Para as plantas é melhor. A neve cria uma camada isolante que mantém a temperatura do solo. Há! Vivendo e aprendendo.
Que mais? No fim de semana fiz minha primeira carne assada de panela (aquela com batatas, molho grossinho... hmmmm) e deu certo! Não, não tem mistério. Mas também não tem lagarto ou um corte para carne assada como temos no Brasil por aqui. Usei, seguindo conselhos, um senhor pedaço de rosbife e deu certo! Fim de semana com comidinha que me levou de volta para a cozinha lááá de itaipu nos fins-de-semana. Arroz, feijão, carne assada, farofinha... Os cheiros enchendo a casa! Total "comfort food". Apesar de não ser purê com carne moída ou bife hahahahaha
Talvez a partir da semana que vem minha vida vire de cabeça para baixo nos próximos três meses e aí vou ter que ver como vou fazer para vê-los com mais freqüência, mas isso é papo para amanhã. E amanhã à tarde.
E vocês? O que andaram fazendo de bom nessas semanas?
Beijocas e curtam muito o nosso dia e também da "cria", para quem tem filhos ou filhotes!